O que Tinea nigra? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Tinea nigra (TN) é micose superficial causada por fungo demáceo denominado Phaeoannellomyces werneckii. Esse fungo determina infecção crônica da camada córnea da epiderme, caracterizando o aparecimento de máculas castanho-enegrecidas, de limites bem definidos e assintomáticas.
Como tratar a tinea nigra?
Observado geralmente em indivíduos jovens do sexo feminino. O tratamento consiste basicamente na remoção do microorganismo, feita por meio do uso de ceratolíticos, associados a antifúngicos. Os diagnósticos diferenciais da TN devem ser realizados com doenças da pele que cursam com manchas de cor castanho-enegrecidas.
Quais os sintomas da tinea nigra?
A doença geralmente apresenta-se assintomática, com manifestações clínicas apresentadas como lesões em forma de mácula, aparecendo como uma mancha escura, de coloração castanha ou negra, mais freqüentemente observadas na planta do pé ou na palma da mão, podendo aparecer em outras partes do corpo.
O que é Hialohifomicose?
Purpureocillium lilacinum é um fungo filamentoso, hialino, assexuado e um dos agentes causais da hialohifomicose, considerado um importante patógeno oportunista humano, capaz de infectar indivíduos imunossuprimidos e com crescente aumento de casos em imunocompetentes.
Qual melhor pomada para Tinea?
As pomadas mais indicadas para tinea cruris são as que contêm um dos seguintes antifúngicos:
Terbinafina.
Naftifina.
Cetoconazol.
Miconazol.
Tioconazol.
Clotrimazol.
Oxiconazol.
O que é a dermatofitose?
Doença causada por fungos ou cogumelos chamados dermatófitos. Estes fungos alimentam-se de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas.
Quais as manifestações clínicas das micoses superficiais?
É uma micose superficial extremamente comum, que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens. Caracteriza-se pela presença de múltiplas placas ovais, descamativas, de cores variadas, dependendo da cor do paciente. As lesões se localizam no pescoço, na face, nas costas e nos membros superiores.
O quê são micoses superficiais Cite 3 agentes etiológicos e suas manifestações clínicas?
Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases. Os dermatófitos são fungos encontrados no solo, em animais ou em humanos que digerem queratina e invadem a pele, os cabelos e as unhas, provocando uma série de manifestações clínicas.