O que tero com adenomiose? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Adenomiose ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, invade o miométrio (a parte muscular do órgão), deixando as paredes uterinas mais espessas. Esse quadro pode vir a causar dores, sangramentos e cólicas intensas durante a menstruação.
Que significa adenomiose?
Portanto, adenomiose = presença de glândulas endometriais no miométrio. Antigamente era conhecida como “endometriose interna” ou “endometriose do útero”. Mas hoje sabemos que são doenças distintas e podem coexistir. Cerca de 12% das mulheres com adenomiose têm endometriose.
O que é foco de adenomiose?
A adenomiose focal, também denominada adenomioma, são lesões semelhantes a miomas. A parede posterior do útero é geralmente mais atingida em extensão do que as outras paredes uterinas. A gravidade e a classificação da doença têm como base a extensão da invasão miometrial.
Quem tem adenomiose sente dores nas pernas?
Algumas mulheres com adenomiose podem ter cólicas ao longo de todo o mês, apesar de ainda agravadas durante a menstruação. Quando o útero dói, a dor pode irradiar-se para a região lombar baixa, para a parte baixa da barriga, e abaixo na região frontal das pernas.