Há que se diferenciar o salário profissional do salário mínimo, pois o mínimo é geral, para qualquer trabalhador, enquanto o salário profissional se refere ao salário de uma certa profissão ou categoria de trabalhadores. ...
As verbas consideradas como remuneração e que fazem base para cálculo de 13º salário, férias, rescisões entre outras, são:
Vejamos os tipos de Adicionais Salariais:
A remuneração variável (RV) é um programa de recompensas e incentivos que complementa o salário fixo do colaborador. Trata-se de uma remuneração relacionada ao desempenho profissional de uma pessoa ou de equipes.
A remuneração variável é uma forma de recompensa utilizada de maneira complementar à remuneração fixa. Na maior parte dos casos, a RV é diretamente dependente do desempenho individual dos colaboradores. No entanto, também pode ser aplicada proporcionalmente ao desempenho do time, ou do negócio inteiro.
Alguns especialistas como Bob Fifer, autor do livro “Dobre seus Lucros”, destaca a importância de adotar uma remuneração variavelmente agressiva, na qual os profissionais possam ganhar mais ou menos, de acordo com a performance (isto é, as metas batidas).
Incentivos de Longo Prazo (ILPs) Como o próprio nome sugere, esta é uma opção de remuneração variável de longo prazo, ou seja, são incentivos determinados para um período maior que um ano, normalmente os incentivos de longo prazo formam ciclos de 3 até 5 anos.
O Sistema de Remuneração propicia à empresa uma boa gestão da estrutura de cargos e salários e seus principais objetivos são: - Definir atribuições, autoridades, responsabilidades e valor relativo (peso) de cada cargo. - Estabelecer uma estrutura salarial adequada às necessidades da empresa.
A administração de cargos e salários é uma ferramenta essencial em todas as organizações, pois, oferece às empresas equilíbrio organizacional e proporciona segurança aos funcionários, evidenciando a possibilidade de crescimento profissional, preservando a isonomia diante dos salários pagos de acordo com os cargos ...
O que é uma gestão de cargos e salários? Consiste numa descrição detalhada de cada função de trabalho dentro da empresa e qual salário será pago a ela. Da mesma forma, no plano de cargos e salários, também podem constar os planos de carreira e, até mesmo, a hierarquia interna da organização.
O Plano de Cargos e Salários orienta a evolução profissional Quanto mais complexas forem as funções, maior a exigência de nível mais alto de competências, maior a exigência de maturidade profissional. ... Dessa forma, os cargos mais complexos e mais estratégicos terão os salários maiores na organização.