O processo artificial pelo qual se gera a LTP constitui uma somação temporal, pela qual um estímulo repetido no tempo produz, de forma cumulativa e por meio de uma única via excitatória, uma despolarização da membrana do neurônio pós-sináptico.
Significado de Somação substantivo feminino Genética. Alteração morfológica que não pode ser estabelecida geneticamente; flutuação.
Quando um neurotransmissor se liga ao seu receptor em uma célula receptora, ele faz com que canais iônicos se abram ou se fechem. ... Em outros casos, a mudança torna a célula alvo menos propensa a disparar um potencial de ação e é chamada de potencial inibitório pós-sináptico, ou PIPS.
As sinapses elétricas fazem a propagação elétrica entre as células através de canais que interligam as mesmas, com um retardo nulo na transmissão. ... As sinapses elétricas ocorrem em músculos lisos e cardíacos, onde a contração ocorre por um todo e em todos os sentidos.
Um neurônio faz sinapses com diversos outros neurônios. Estima-se que uma única célula nervosa possa fazer mais de mil sinapses. Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro. ... Quando um impulso nervoso chega ao botão pré-sináptico, os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica.
Células ependimárias Essas células revestem cavidades no cérebro (ventrículos) e o canal central da medula espinhal. Sua função é garantir a movimentação do líquido cefalorraquidiano.
Os astrócitos são células da neuróglia, são as mais abundantes do sistema nervoso central e são as que possuem as maiores dimensões. Levam esse nome pelo seu formato (astro=estrela, cito=célula). ... Os astrócitos, desempenham funções muito importantes, como a sustentação e a nutrição dos neurônios.
O potencial de repouso da membrana é determinado pela distribuição desigual de íons (partículas carregadas) entre o interior e o exterior da célula e pela permeabilidade da membrana diferenciada para diferentes tipos de íons.
Os processos de despolarização e repolarização geram correntes elétricas que circundam as membranas das células miocárdicas. Essas correntes elétricas dentro do coração se fecham no volume condutor do tórax gerando um campo elétrico detectável na superfície corporal.
Resposta. Esta localizado no meio do átrio esquerdo , sendo caracterizado como sinoatrial.
Alternativa “c”. O nódulo sinoatrial, também chamado de marca-passo ou nodo sinoatrial, é uma região do coração que atua controlando a frequência dos batimentos cardíacos através da emissão de um sinal elétrico que se propaga pelo órgão.
O estímulo elétrico nasce no próprio coração, na região chamada de nodo sinusal ou nó sinusal, localizado na parte superior do coração – átrio direito. É ali que são produzidos de forma contínua e regular os impulsos elétricos que se propagam por todo o coração, realizando a contração dos músculos cardíacos.