Vertentes: São as faces da cúspide. Cada cúspide apresenta duas vertentes internas ou triturantes, que estão situadas no interior da face oclusal anatômica, e duas vertentes externas ou lisas, que estão situadas nas faces vestibulares e linguais ou palatinas.
Vertentes Triturantes (ou internas): planos e arestas situados na face oclusal propriamente dita (entre as cúspides vestibulares e linguais) ao longo das quais se movem as cúspides de suporte.
Cada dente da arcada dentária exerce uma função diferente na nossa digestão, deixando o alimento pronto para seguir ao interior do organismo. Ao todo são 32 dentes, contando com o nascimento dos 4 sisos. Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos são os quatro primeiros.
A boca faz parte do sistema digestivo como abertura anterior do tubo digestivo dos animais e onde inicia-se o processo da digestão no homem. Geralmente localiza-se na parte frontal da cabeça do animal. A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato – céu da boca –, bochecha e lábios.
Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
Sua função é a de conduzir o ar proveniente das fossas nasais até a laringe.
Partes da boca e suas funções
Lateralmente a cavidade bucal é limitada pelas bochechas, superiormente pelo palato e inferiormente por músculos que constituem o assoalho da boca. Nesta cavidade se encontram também as gengivas, dentes e língua, onde se mantém uma relação.