As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão reabrir na próxima segunda-feira (14), mas o atendimento será exclusivo para quem fizer agendamento. Para marcar hora, o segurado deve acessar o site Meu INSS e aplicativo ou ligar no 135.
Primeiro você precisa acessar o site Meu INSS; O segundo passo caso seja seu primeiro acesso, será fazer seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”; O terceiro passo é criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, com letras e números.
Nesses casos, o que geralmente acontece é que o sistema do INSS não consegue localizar o CPF, pois ele não está vinculado a um Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Dessa forma, é necessário solicitar a unificação do CPF do segurado ao seu NIT.
O CPF informado não foi localizado no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) Realize sua inscrição no Portal do INSS e tente novamente." Ao clicar no botão PORTAL INSS clicar em inscreva-se, após em cidadão e então inscrição e filiado a tela trava.
Com o nome completo ou quando não é possível localizar o número do CPF em algum outro documento, ele pode ser obtido, de forma gratuita, em em uma unidade de atendimento da Receita Federal. Em caso de perda ou roubo de todos os documentos, o cidadão deve apresentar o Boletim de Ocorrência.
Primeiro acesso:
Desta forma, ressaltamos que o principal motivo para que seu CPF esteja irregular é a falta de alguma informação junto ao seu cadastro na Receita Federal. Outra possibilidade também está relacionada à algum dado faltante ou incorreto na base de dados da Justiça Eleitoral. Isso pode levar à suspensão do documento.
Caso haja alguma dúvida sobre a existência ou não de pendências junto à entidade, é possível verificar a situação através do portal digital, e-CAC, bastando apenas informar o número do CPF ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e a senha cadastrada.
O cidadão pode verificar se caiu na malha fina no Centro de Atendimento Virtual da Receita, no endereço eletrônico: cav.receita.fazenda.gov.br/. A ferramenta informa os problemas que deverão ser corrigidos por meio de uma declaração retificadora ou pelo envio de documentos pedidos.
O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é o portal disponibilizado pela Receita através do qual o cidadão pode consultar sua declaração do imposto de renda. Nele, pode verificar o extrato de consulta e, por ele, acompanhar o processamento dos seus documentos.