Os óleos e as gorduras são os chamados materiais graxos de origem vegetal e animal. Eles pertencem ao grupo dos lipídios, que são definidos quimicamente como compostos orgânicos que reagem com a água, formando um ácido graxo superior e um monoálcool ou poliálcool superior (glicerina).
Além de serem importantes fontes calóricas na dieta, esses alimentos exercem as seguintes funções: fornecem ácidos graxos essenciais, são agentes protetores e transportadores de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), possuem ação lubrificante, são agentes aeradores em sorvetes e massas, contribuem para o sabor.
As gorduras são derivadas predominantemente de ácidos graxos saturados. ... A gordura é da classe dos lipídios, isto é, ésteres que ao reagirem com água formam ácido graxo e um monoálcool graxo ou um poliálcool (glicerina) e, eventualmente, outros compostos.
Quimicamente as gorduras são sintetizadas pela união de três ácidos graxos à uma molécula de glicerol, formando um éster. Elas são chamadas de triglicerídeos, triglicerídes ou mais corretamente de triacilgliceróis.
Significado de Gordura Substância untuosa, de origem animal ou vegetal, que, em estado sólido, se derrete com facilidade. Sebo, unto, banha.
Gordura, no original hebraico heleb, significa a parte mais rica do animal, ou o mais gordo do rebanho, no relato do sacrifício de Abel (Gn 4:4). Às vezes denota o melhor de qualquer produção alimentícia (Gn 45:18; Nm 18:12; Sl 81:16; 147:47).
Gorduras são fontes de energia para o corpo e cumprem também outras funções,como participar da construção das células, manter a temperatura do corpo, proteger os órgãos vitais, transportar vitaminas e compor as enzimas, hormônios e substâncias que auxiliam o sistema imunológico.
As gorduras exercem papéis importantes para o correto funcionamento do nosso organismo, dentre eles: “proteção dos órgãos contra choques mecânicos, fornecimento de energia, manutenção da temperatura corporal, produção de hormônios, manutenção da estrutura das células, transporte de proteínas, entre outros.
A sua principal característica é manter o nível do bom colesterol no sangue, que, por sua vez, retira de circulação o mau colesterol. Cientificamente, já ficou provado que as gorduras monoinsaturadas ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e problemas coronarianos.
Também conhecida como tecido adiposo branco, é o tipo de gordura que a maioria de nós pensa quando se fala em gordura corporal. É uma gordura armazenada, o que significa que, quando consumimos excesso de calorias, essa energia extra vai para os glóbulos brancos do corpo e é armazenada como lipídios.
O primeiro local de acúmulo de gordura que podemos destacar é a subcutânea, localizada logo abaixo de nossa pele, entre a última camada da derme e o tecido muscular.
Sinal #1 De Que Você Está Queimando Gordura — Você Está Fazendo Muito Xixi. Sinal #2 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Fome Compulsiva Desaparece. Sinal #3 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Pressão Arterial Volta Ao Normal.
A presença de gordura nas fezes pode ser visível ou detectada por exames laboratoriais. Caso visível, as fezes tendem a ser espumosas, com odor fétido forte e tendem a sempre flutuar na água. O nome técnico é esteatorreia, que significa excessiva excreção de gordura nas fezes.
11 passos para diminuir seu percentual de gordura de forma eficiente
Café – a cafeína estimula o metabolismo e ajuda você a se sentir energizado; Chá Verde – contém muitos antioxidantes benéficos que suportam a perda de peso; Água – Essencial para todos os tipos de funções do corpo, mas também aumenta o metabolismo.
7 formas eficientes para queimar gordura corporal
Saiba o que não pode faltar na sua rotina alimentar para garantir um corpo malhado e bem firme.
Quer perder a barriga? Anote 5 dicas para acabar com a gordura abdominal
Em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.
Estética para Perder Barriga! Os melhores Tratamentos
9 tratamentos estéticos para modelar o corpo e reduzir gordura localizada
Já o ultrassom estético focado é dividido em dois tipos. O ultrassom de alta potência é capaz de penetrar 15 mm na pele, e é indicado para o tratamento da gordura localizada, por atuar de forma mecânica, comprimindo e "puxando" as células adiposas alternadamente, o que faz com que elas se quebrem.