Entamoeba histolytica: é a ameba intestinal; protozoário causador da amebíase, terceira causa de morte por doença parasitária, sendo muito comum nos países tropicais. Esse protozoário, habitante do intestino grosso humano, pertence ao sub-filo Sarcodina, tendo forma amebóide e locomovendo-se através de pseudópodos.
Abscesso cutâneo Page 3 Questionário - Proficiência Clínica Área: Parasitologia Rodada: /2013 Página 3 de 4 Questão 8 Qual a Entamoeba não patogênica que se localiza na cavidade oral do homem, nas bolsas gengivais da base dos dentes? 1. Entamoeba hartmanni; 2. Entamoeba coli; 3.
Adicionalmente, por meio de estudos sorológicos, foi visto que a única espécie cuja infecção pode levar ao aparecimento de anticorpos específicos no plasma é E. histolytica, sendo então esta a única capaz de invadir os tecidos do hospedeiro, Page 15 5 causando doença extraintestinal em determinadas condições.
Resposta. Está correta a alternativa A (I e III): é uma doença causada por ingestão de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos do parasita (uma espécie de ameba), daí medidas de higiene pessoal (lavar as mãos após usar banheiro, lavar bem os alimentos, ferver e filtrar a água).
Prevenção. A prevenção da amebíase começa com melhores condições de higiene e saneamento básico (tratamento de água e esgoto). Portanto, é recomendado lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro. Também deve-se higienizar bem os alimentos (frutas, verduras, legumes) antes de consumi-los.
Como prevenir a amebíase?
A amebíase é uma infecção causada pelo protozoário Entamoeba histolytica (NEVES,2016), transmitida através de ingestão de água e alimentos contaminados com o cisto, tendo prevalência maior em países em desenvolvimento por causa das más condições de saneamento básico e higiene.
A amebíase é uma infecção do intestino grosso e, por vezes, do fígado e outros órgãos, que é causada pelo protozoário unicelular Entamoeba histolytica, uma ameba. As amebas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, ou pelos alimentos ou água.
Esse quadro ocorre em portadores assintomáticos. Quando o equilíbrio entre parasita e hospedeiro é rompido, os trofozoítos migram para a submucosa intestinal, multiplicando-se ativamente e através da circulação porta podem atingir outros órgãos (forma extraintestinal), consistindo na forma virulenta.
Principais sintomas
Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:
10 remédios naturais para vermes