EQST

Para Que Serve Uma Radiografia Periapical?

Para que serve uma radiografia periapical?

Em uma explicação mais rápida, podemos dizer que trata-se de um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz). Localiza da mesma forma as estruturas anatômicas que estão ao redor dos dentes.

O que é um cisto periapical?

O cisto periapical, também conhecido como cisto radicular, está relacionado ao epitélio do ápice de um dente com necrose pulpar que presumivelmente pode ser estimulado pela inflamação (DEXTER et al., 2011; PEREIRA, 2013).

Quanto custa uma panorâmica dental?

O preço de uma radiografia panorâmica pode variar entre os R$ 120 à R$ 250,00 reais, mas este valor pode variar de acordo com a clínica onde é feito o procedimento. Podendo chegar em alguns casos a em um valor superior a este conforme as radiografias que o seu dentista precisará.

Como é feita a radiografia panorâmica dos dentes?

“Coloca-se um afastador de lábios na boca com o objetivo de afastar os lábios dos dentes. Depois disso, o rosto do paciente é posicionado no equipamento e a máquina registra a imagem”, explica a dentista. É um processo rápido, simples e que não causa nenhum tipo de dor ao paciente.

Quais os aspectos radiográficos das lesões de cárie?

Aspectos radiográficos da cárie: Imagem radiolúcida Forma irregular Bordos difusos Locais seletivos dos tecidos duros Cárie: Imagem radiolúcida. O exame radiográfico não revela se a cárie está ou não ativa. ... Retorno de pacientes sem cárie ou baixo risco Criança: Decídua: interproximal – 12 a 24 meses, visíveis.

Quais os métodos de diagnóstico de cárie?

Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.

O que é mancha branca ativa?

As lesões de mancha branca podem estar ativas ou inativas. As manchas ativas são caracterizadas pelo aspecto rugoso e branco- -opaco do esmalte, em locais de retenção de biofilme. Já as man- chas brancas inativas apresentam um aspecto brilhante e lisura superficial.

Como tratar lesão de mancha branca?

Após a remoção dos bráquetes, quando detectadas as manchas brancas, aplicações mensais de verniz fluoretado, aliadas à utilização de cremes dentais fluoretados e bochechos com fluoreto de sódio, apresentam um bom nível de recuperação do esmalte.

Qual o período de maior risco para a fluorose dental?

Nesse sentido, pesquisaram-se crianças que residiam no mesmo local desde o nascimento até os 6 anos de idade, que é o período de risco para a fluorose dentária.

O que a fluorose pode causar?

Fluorose dentária - causas Como principais causas para a fluorose dentária podemos apontar o consumo de água excessivamente fluoretada, ou certos alimentos e produtos industrializados, juntamente com a ingestão prolongada de algum tipo de gotas ou comprimidos contendo flúor.

Quem tem fluorose pode fazer clareamento?

Quem tem fluorose pode fazer clareamento? Sim. Dependendo da localização, tamanho e necessidade estética do paciente, é possível realizar o clareamento com acompanhamento rigoroso do dentista.

Como a fluorose dentária pode ser classificada?

A fluorose é um defeito do esmalte dentário. Este defeito do esmalte pode ser classificado em: muito leve (manchas brancas muito pequenas), leve (manchas brancas pequenas), moderadas (manchas brancas maiores) severas e muito severas (manchas acastanhadas de maior intensidade).