É doença causada por toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de estafilococos, que quebra a desmogleína 1, presente nos desmossomos. Geralmente, acomete crianças menores de 5 anos. O diagnóstico pode ser confirmado pelo isolamento de S.
O mais efetivo agente tópico empregado é o mupirocin, que tem sido efetivo na erradicação do estado de portador nasal de S. aureus, mas 25 a 30% se recolonizam após 12 semanas. Pacientes com colonização nasal por S. aureus apresentam um maior risco de infecção pós-operatória.
A pomada mupirocina é um medicamento indicado para o tratamento tópico de infecções de pele (como impetigo, foliculite e furunculose) causadas por microrganismos sensíveis à mupirocina.
Nestes estafilococos, chamados MRSA ou ORSA (siglas em inglês indicando Staphylococcus aureus meticilina ou oxacilina resistentes) a resistência é resultado de genes cromossômicos que codificam modificações no receptor de ação dos beta-lactâmicos, as proteínas ligadoras de penicilinas (PBPs), havendo a produção de ...
4.
Manual MSD. Essa foto mostra impetigo bolhoso no abdome de um lactente. A infecção começa como uma mancha vermelha, que evolui para pequenas pústulas que coalescem e com o tempo formam bolhas amareladas crostosas (pústulas).
A foliculite furunculose é uma piodermite profunda acometida comumente por Staphylococcus pseudointermedius. É uma doença caracterizada em raças puras de Pastores e em cães mestiços e de outras raças de pastoreio, como Dálmatas e Bull Terrier.