Uma cidade dos descendentes de Manassés, a 6 milhas ao sudoeste de Siquém, residência de Gideão (Jz 6:11; 8:27, 32). Após sua grande vitória sobre os midianitas, ele matou neste lugar os reis cativos (Jz 8:18-21).
De medroso, Gideão passa ao status de libertador (Jz 8.
Não parecia que o SENHOR estava com Gideão e ele não era valente. Aprendemos algumas lições aqui: (1) Deus nos vê a nós e a nossa realidade de maneira diferente da que vemos. (2) Deus está conosco mesmo nos momentos em que não nos parece estar.
Gideão fez como Deus disse e levou a galera pra se hidratar. Dos 10 mil, 9700 homens abaixaram a cabeça até o rio enquanto 300 usaram as mãos como concha, levando a água até o rosto.
Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.
Joash
Ele não queria ser rei, mas desejava as riquezas dos reis. ... Aquela riqueza seria usada para fazer um éfode, uma suntuosa roupa sacerdotal. “E fez Gideão dele um éfode, e colocou-o na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel prostituiu-se ali após ele; e foi por tropeço a Gideão e à sua casa” (Jz.
A Bíblia relata que Gideão saiu em busca de guerreiros para lutar contra os 135 mil e voltou frustrado com 32 mil. Com esse inferior contingente, diz a Bíblia, Gideão procurou o conselho de Deus.
Filisteus. I Samuel
Após a morte de Moisés, servo do Senhor, o Senh... 1. Após a morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de Nun, assistente de Moisés: 2. ... Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei.
(Salmos . “Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos” (Salmos 148:2). O Príncipe do exército do Senhor, visto por Josué, é um anjo; ele aparece no meio do acampamento sem avisar. Ele está com uma “espada desembainhada em sua mão”.
Do hebraico, Jordão significa “aquele que desce” ou ainda “lugar onde se desce”. Suas margens são aproveitadas nas regiões por onde passa, para a agricultura. ... O nível de salinidade do Rio Jordão é baixo, mas aumenta na medida em que a distância entre o rio e o mar da Galileia, assim como do mar morto, diminui.
Promessa divina Em Gênesis 12:1 é dito: Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei." e em Gênesis 12:7: O Senhor apareceu a Abrão e disse: "À sua descendência darei esta terra".
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.