Categoria foi criada pela União Astronômica Internacional em 2006. Planeta Anão é uma categoria atribuída pela União Astronômica Internacional (UAI) a todos os corpos celestes que orbitam ao redor do Sol, tenham o formato esférico e sejam predominantes entre os demais astros em sua sua órbita.
Plutão, em 2006, foi rebaixado a planeta anão por não atender um dos critérios estabelecidos pela IAU: possuir uma órbita autônoma, ou seja, não ser o seu movimento de translação alterado pela gravidade de outros planetas.
18 de fevereiro de 1930
Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol. Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres.
Descoberto há 80 anos, Plutão foi considerado o último planeta do sistema solar até 2006. Nesta data, a União Astronômica Internacional definiu novas regras para classificação de planetas: o corpo deve ser esfércio; girar em torno do sol; e ter órbita livre, sem outros objetos em seu caminho.
Em 2006 a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição formal do termo "planeta", a qual fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.
Após descobrir Plutão, Tombaugh continuou a procurar na eclíptica por outros objetos distantes. Ele encontrou centenas de estrelas variáveis e asteroides, bem como dois cometas, mas nenhum novo planeta.
meteoróides
As chamadas estrelas cadentes são, na verdade, meteoros, isto é, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se por causa do atrito com o ar. Aquilo que muitos chamam de estrela cadente, na realidade, não é uma estrela de fato caindo do céu.
Top 5 - Os corpos celestes
Os mundos encontrados fora do nosso sistema são chamados de planetas extrassolares. ... São os quatro planetas mais próximos da estrela: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
A carreira em Astronomia O astrônomo é o profissional que pesquisa o universo e todos os elementos que o constituem (planetas, estrelas, galáxias, cometas, etc.).
Cartografia é a ciência que estuda os mapas e tudo aquilo que envolve sua produção e entendimento. A cartografia não lida somente com as técnicas de elaboração de mapas, mas também com a cognição espacial humana e tudo o que pode ser derivado das representações da superfície física e do mundo em que vivemos.