O sistema nervoso dos platelmintos é chamado ganglionar, formado por dois gânglios nervosos, que estão ligados a dois cordões nervosos ventrais e longitudinais, que são ligados por comissuras transversais e que percorrem toda a região ventral, até a parte posterior do verme.
Os poríferos não tem sistema nervoso. ... Os cnidários há um sistema nervoso rudimentar,composto por células que se interligam,formando uma rede nervosa localizada logo abaixo da epiderme. Por esse motivo o sistema nervoso dos cnidários é chamado difuso ou reticular.
Nos tentáculos dos cnidários, principalmente, encontram-se estruturas especializadas que causam irritação denominadas de nematocistos. Eles atuam como cápsulas que liberam substâncias urticantes em quem os toca.
Os cnidários tem importância econômica, e servem para manter o equilíbrio ambiental, são alimentos de alguns animais aquáticos, como as tartarugas que comem as água-vivas . Eles comem alguns seres que podem se tornar pragas no ambiente marinho.
Resposta. pois os cnidarios possuem o cnidoplasto que solta uma substância urticante que paraliza esses animais assim os matando para que possam ser ingeridos por tal, por isso que você ja deve ter ouvido sobre pessoas que sofreram queimaduras de água viva, é essa substância urticante em contato com nossa pele!
Resposta. as células urticantes funcionam como defesa para o animal, para capturar presas das quais ele irá se alimentar, que são características dos cnidários.
Cnidocitos são celulas, elas paralisam presas com um liquido urticante. Essas celulas estao presentes nos tentáculos de cnidários(anemonas, medusas, aguas-vivas).
Os cnidócitos são as células típicas dos cnidários. A função dessa célula é realizar a captura de presas e de auxiliar na defesa do organismo devido a característica de serem urticantes. ... Alguns exemplos de cnidários são: corais, água-vivas, caravelas, hidras e anêmonas-do-mar.
As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.
O nematocisto é uma estrutura presente nos cnidócitos dos animais do filo cnidária. Funciona como um gatilho que ao ser pressionado ou tocado vai se prender no tecido da presa e liberar uma sustância urticante com capacidade de paralisar um animal.
Resposta. Resposta: A ação da toxina pode causar reação alérgica(semelhante às da urtiga) e até mesmo choque anafilático se o indivíduo for alérgico àquela toxina.
Mas afinal, por que elas queimam? Isso ocorre porque em seu corpo, principalmente nos tentáculos, há células denominadas cnidócitos (presentes em todos os representantes do filo Cnidaria). Essas células são especializadas na produção de toxinas, usadas para capturar presas e se defender de potenciais ameaças.
Quando você encosta em uma água-viva, ela ejeta filamentos cheios de toxinas, que perfuram a pele. ... A água do mar entra no cnidócito e os nematocistos, cheios de toxinas, são ejetados. Como se fosse uma agulha hipodérmica, esse filamento penetra no corpo. A picada dá a sensação de queimadura.
Resposta. Resposta: As águas vivas também conhecida como medusa, ela possui células, chamadas cnidócitos, que possui filamentos que injetam toxinas na pele das pessoas, produzindo a sensação de queimadura. ... O grau da queimadura também depende da espécie e da região da pele onde ocorre o contato.
Muitos indivíduos são predadores e capturam suas presas com seus tentáculos. Estes possuem células, os cnidócitos, que atuam tanto na defesa quanto na caça. Essas células possuem uma cápsula, o nematocisto, que se abre assim que o cnidócito é tocado.
As águas-vivas são animais pertencentes ao Filo Cnidaria. De corpo relativamente transparente e consistência gelatinosa, possuem uma célula denominada cnidoblasto, esta capaz de provocar queimaduras e irritações dolorosas na pele daqueles que entram em contato com estes organismos.
Significado de Cnidário substantivo masculino Espécime dos cnidários. ... Do latim Cnidaria; pelo grego Kníde.es "urtiga do mar" + ário.