A higiene pessoal é o conjunto de cuidados que todos devem ter com o corpo diariamente. Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e bactérias, como vermes, penetrem no corpo e causem doenças. É por meio da higiene pessoal correta que o corpo se fortalece e fica limpo e saudável.
verbo transitivo direto e pronominal Fazer com que fique limpo; limpar ou lavar: assear o apartamento; asseia-se religiosamente todos os dias.
1 Qualidade ou estado do que é limpo; higiene, limpeza: “Caprichava no asseio do corpo: as unhas, os cabelos e os dentes mereciam-lhe bons desvelos e atenções” ( AA2 ) . 2 Qualidade do que é bem-feito; capricho, primor. 3 Ato ou efeito de assear-se.
*Conceito ⇒ Higiene coletiva é o conjunto de normas para evitar doenças . Exemplos de higiene coletiva pode - se adicionar ; saneamento básico , com água tratada , esgoto , coleta de lixo , etc .
A higiene pública é o meio utilizado pelo Poder Público para preservação da saúde da coletividade, segundo Meirelles apud Bernardi (2012). ... Em relação à comunidade, a higiene se divide em várias atividades e serviços cada qual com sua complexidade e importância.
Higiene pessoal : a maneira que nos limpamos cuidando ta nossa saúde ( escovar os dentes tomar banho etc) Higiene Coletiva: É o conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade, de forma a torná-las conceitos gerais. Há a especificação de normas especiais, a forma como devem ser executadas, etc.
A higiene social engloba os aspetos ambientais inerentes à sociedade humana, nomeadamente as relações interpessoais e os sentimentos de segurança, fatores cruciais para a manutenção de uma adequada higiene mental, logo, também física.
A higiene mental é um conceito que se refere aos cuidados para manter o equilíbrio da mente. Entre eles, estão manter uma alimentação saudável, moderar a ingestão de substâncias psicoativas, como álcool e remédios, evitar relações tóxicas e estabelecer projetos futuros.
Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando a formação de bactérias e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo de alimentos.
Uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo inicialmente pela mão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta...
Os cinco momentos para higienização das mãos são:
Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabão para cobrir toda a superfície das mãos. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si. da mão oposta, e vice-versa. Esfregue o polegar esquerdo utilizando-se de movimentos circulares com o auxílio da palma da mão direita, e vice-versa.
Com água e sabonete