O Banco Central disponibiliza a consulta aos dados do Cadin, pela internet, por meio do Sisbacen ( https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/sisbacen ) . Esse serviço permite que cidadãos possam ter acesso às suas posições no Cadin, sem custos, mediante prévio credenciamento.
A exclusão do nome da lista negra deve ser realizada no prazo máximo de 5 dias, a contar da data de quitação ou da renegociação da dívida.
E, a partir dos 5 anos, o seu nome deve sim ser retirado de qualquer cadastro de negativados ou de inadimplentes.
Pode ser um financiamento de casa própria ou um simples cartão de crédito. Os serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, não podem deixar seu nome sujo por mais de cinco anos. Mas os bancos fazem sua própria lista suja, com dados obtidos num serviço pouco conhecido do Banco Central.
Por isso esse tipo de registro no SCR é ilegal e pode ser denunciado nos órgãos de defesa ao consumidor. Contudo, para isso é necessário ter conhecimento sobre as leis e a negociação de dívidas. Como tirar o seu nome da lista negra dos bancos? Para retirar o seu nome da lista negra é necessário negociar com os bancos.
Qualquer pessoa física pode obter seu Registrato, basta seguir as orientações disponíveis no site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato). A forma mais rápida é através do próprio site do Banco Central, desde que o requerente tenha acesso a Internet Banking.
Veja o passo a passo:
Acesse sua conta através do site https://www.bancointer.com.br/ ;
Como ver contas bancárias no meu nome
O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio.
O cidadão deverá acessar o site www3.bbcb.gov.br/registrato/, lá ele poderá fazer o cadastro ou então realizar o login caso já tenha senha do sistema.
Painel mostra dívidas e as operações de crédito e câmbio junto a bancos. O Registrato é um extrato do registro de informações do Banco Central do Brasil que consolida dívidas e as operações de crédito e câmbio de uma pessoa com uma determinada instituição financeira.
SCR significa Sistema de Informações de crédito do Banco Central. É um sistema que reúne informações sobre operações de crédito, avais e fiança das pessoas físicas e jurídicas no país. Cada banco é obrigado a informar ao Banco Central, mensalmente, como está a situação de crédito de cada cliente.
Como consultar o SCR?
Como o Cliente pode consultar as informações do SCR? As pessoas físicas e jurídicas podem acessar seus dados cadastrados no SCR, gratuitamente, por meio da internet, cadastrando-se pelo endereço eletrônico: www.bcb.gov.br/? SCR.
O SCR possibilita aos bancos e demais instituições financeiras avaliar a capacidade de pagamento do cliente, além de mostrar a pontualidade no pagamento. Dessa forma, clientes com baixo endividamento e sem histórico de atrasos tem maior probabilidade em obter crédito, inclusive com menores taxas de juros.
Segundo o Bacen, a consulta ao SCR só pode ser feita com autorização expressa do consumidor. ... O SCR contém informações financeiras sigilosas sobre o cidadão, no cadastro são informadas todas as concessões de crédito, empréstimos, financiamentos, etc.
Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira; Procure a opção "Registrato" e clique em "Validar"; Cole a frase de segurança e valide a frase de segurança; Pronto, agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você.
COMO CONSULTAR O SCORE NA SERASA?
O relatório do Cadin pode ser consultado por meio do Registrato. Você deverá se credenciar no sistema e, com a senha gerada, poderá consultar suas informações no Cadin, na transação PISP650 do Sisbacen. Acesse o Registrato.