Resumo Informativo: “Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.” Exemplo de resumo informativo: Baeder, Angela Martins. Educação ambiental e mobilização social: formação de catadores na grande São Paulo.
O resumo deverá apresentar a seguinte estrutura: Introdução, com justificativa, explicitando o objetivo do estudo; Metodologia, com tipo do estudo, variáveis, amostragem, tratamento estatístico (conforme o delineamento do estudo); Resultados e Discussão; Conclusões.
O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.
O texto denominado resumo é usado para apresentar pontos essenciais, assim como fatos ou ideias principais que foram desenvolvidos no texto, mas expostos de forma abreviada. É importante, entretanto, sempre apresentar as ideias em seu resumo na mesma ordem que aparecem no texto que está sendo resumido.
Tem mais depois da publicidade ;) O resumo acadêmico tem vários objetivos, dentre eles o de estimular a leitura minuciosa, possibilitando que o aluno consiga uma assimilação completa de seu conteúdo. Pode-se resumir uma obra completa, um texto e/ou capítulo.
Resposta: Escrever bons resumos ajuda e facilita a sua compreensão do texto e permite com que você faça as coisas com menos preocupação, pois você sabe que seu resumo está certo e bem feito, outra vantagem é o fácil encontro de seus resumos, pois se eles estiverem bons e organizados será mais fácil de encontra-los.
O sumário nos permite ter uma visão ampliada e macro de qualquer trabalho, livro ou revista. Através dele, podemos verificar quais temas serão abordados ali. Além do mais, as normas da ABNT estabelecem que o sumário é um item obrigatório em TCCs, monografias, dissertações e teses.