As úlceras gástricas podem causar formação de tecido cicatricial e inchaço dos tecidos (edema) que ligam o estômago ao intestino delgado, o que pode impedir a livre passagem dos alimentos para fora do estômago. Tal bloqueio pode causar distensão, náusea ou vômito após as refeições.
Durante o bate-papo, os cirurgiões falaram sobre o tempo para completa cicatrização do estômago. Segundo Newton Kahawara, o tempo de cicatrização é de quatro semanas para recuperação de 90% da força tênsil e reforçou a necessidade de uma alimentação líquida com rigor.
A cicatrização ocorre no primeiro mês, atingindo sua melhor resistência após cerca de 4 semanas, daí a importância da dieta líquida indicada neste período.
Ao mover os braços, o músculo peitoral que sustenta as mamas também se movimenta, e isso pode afetar a recuperação e a cicatrização. Em um período de 30 dias a paciente não deve levantar os braços num ângulo maior que 90º. Os movimentos devem ser lentos e sempre dentro dos limites recomendados pelo médico.
Evite manter relações sexuais após a cirurgia Da mesma forma que se deve evitar atividades físicas, as relações sexuais também precisam ser suspensas por um período mínimo de 15 dias.
A imobilização dos braços gera uma contratura em toda a musculatura peitoral e dos ombros. Como uma câimbra. Assim, se você não abre os braços, os músculos encurtam. E quando você for tentar abrir, os músculos esticam e provocam dor muito intensa.
As cicatrizes podem levar até dois anos para estabilizar, em média, e esse processo dependerá de vários fatores desde características próprias da paciente até se os cuidados recomendados são seguidos.