Como mencionado acima, o imposto a recuperar refere-se à subtração dos impostos que a empresa precisa recolher. Entenda melhor. Mais uma vez, utilizaremos o ICMS como exemplo. Para vender a mercadoria, a empresa precisa comprá-la de um fabricante para compor o seu estoque.
Ex.: ICMS a recolher: quando mercadorias são vendidas, a alíquota estipulada para o ICMS é calculada em cima do valor de vendas, sendo este o valor que a empresa deverá pagar pela venda de "x" mercadorias. ... A recuperar - Este termo é usado em impostos pagos no ato da compra de mercadorias.
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.
Pagamento do ICMS que ainda falta pagar. O valor devido pela empresa pode ser compensado com os créditos que a empresa possui. Se a empresa possuísse, por exemplo, R$ 144 de crédito ou mais, não haveria guia de ICMS a pagar, neste exemplo.
Bom dia,