Idade para conseguir a aposentadoria
Um dos impactos é na aposentadoria por idade das mulheres. Antes da reforma da Previdência, elas se aposentavam aos 60 anos. Neste ano de 2021, só conseguem pedir o benefício se tiverem 61 anos. Além disso, é preciso ter, no mínimo, 15 anos de contribuição ao INSS.
Para dar entrada na aposentadoria é necessário que você esteja atento (a), com a idade mínima, depois da reforma da previdência os requisitos para homens passou a ser 65 anos e 62 anos para mulheres.
A solicitação pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, mediante envio de documentos que comprovem o direito ao benefício. A facilidade serve para aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, por exemplo, que não exigem, necessariamente, atendimento presencial.
Como pedir a aposentadoria pela internet: MEU INSS
Como dar entrada na aposentadoria e quais documentos devem ser organizados?
Como dar entrada na aposentadoria pela internet em 2021 (Passo a Passo) O segurado deverá fazer pela internet no Portal do Meu INSS, aplicativo para celulares do INSS Meu INSS (para Android e iOS) ou pelo telefone 135.
Para você ter direito a essa aposentadoria, vai precisar ter os seguintes requisitos:
O cidadão, na qualidade de segurado, precisa primeiro agendar perícia médica para auxílio doença. O agendamento é realizado pela internet, no âmbito do Meu INSS. Quem nunca utilizou a plataforma digital deve fazer o cadastro online e criar uma senha de acesso.
O INSS considerada 60% dessa média salarial, mais dois pontos percentuais a cada ano que exceder 20 anos de contribuição (homens) ou 15 anos (mulheres). Se o homem tiver 15 anos de contribuição, receberá 60% da média. Se tiver 20 anos, também. Caso tenha 21 anos, passa a ter direito a 62%.
O benefício não pode ser menor do que um salário mínimo (R$ 1.
No caso da pessoa que tenha problemas na coluna, é preciso ressaltar que a aposentadoria por invalidez também pode ser concedida, não pela doença em si, mas pelas consequências físicas provocadas a longo prazo, pois, dificilmente os exames irão apontar a gravidade, podendo afetar sua estrutura, nervos, ligamentos, ...
Problemas e dores de coluna podem garantir direito ao Auxílio-Doença. A dor nas costas pode ser em decorrência de uma doença como hérnia de disco, escoliose osteoporose, ou em consequência de má postura adquirida durante um longo período de tempo.
Doenças que dispensam carência
A Lei 8.
Veja abaixo uma lista com 7 doenças possíveis para deflagrar a aposentadoria por incapacidade.
Quais doenças dão direito ao BPC/LOAS? Na verdade, não existe uma lista exata das doenças ou o CID que dá direito de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Para ter direito a este benefício faz-se necessário: ter recebido salário nos últimos seis meses; ter trabalhado pelo menos seis meses nos últimos três anos; não estar recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto auxílio-doença ou pensão por morte; não possuir renda própria para seu ...