Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.
Resposta: Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.
Qual a diferença entre gene e alelo? Um gene é uma parte do DNA ou RNA que controla determinada característica, como a cor da pele ou dos olhos, já o alelo é a variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo.
Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais. Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa.
Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.
Resposta. Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.
GENOTIPO é a constituição genetica de uma célula,organismo ou indivíduo. Deve se a presença de material hereditario herdado dos progenitores. Essa material consiste no conjunto dos cromossomos que se situam no núcleo das células.
Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.