O Que Pode Causar Dor No Baço?

O que pode causar dor no baço

Os problemas que afetam o baço, além da dor, também podem causar alterações no exame de sangue, principalmente diminuição no número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Uma lesão ou ruptura do baço pode gerar dor e sensibilidade no abdômen. O sangue no abdômen atua como um agente irritante e causa dor. A dor é sentida no lado esquerdo do abdômen, por baixo da caixa torácica. Por vezes, a pessoa sente dor no ombro esquerdo. Os músculos abdominais contraem-se de forma reflexa e ficam rígidos. Se existir um vazamento suficiente de sangue, a pressão arterial baixa e a pessoa sente tonturas, confusão, sua visão fica desfocada e perde a consciência (desmaia).

Como confirmar o diagnóstico

Infecções também podem afetar o baço e causar dor. A mononucleose infecciosa, por exemplo, é uma doença viral que frequentemente causa aumento do tamanho do baço, o que pode levar a desconforto e dor. Nesses casos, o tratamento geralmente consiste em repouso, hidratação adequada e analgésicos para alívio da dor. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de antivirais ou, em situações extremas, a realização de uma esplenectomia (remoção cirúrgica do baço).

A ruptura do baço é uma situação extremamente grave que ocorre geralmente como resultado de trauma abdominal, mesmo que aparentemente leve. Essa condição pode ser acompanhada de dor intensa e aguda no baço, além de sintomas como tontura, palidez, desconforto abdominal e desmaios. Nesses casos, o tratamento deve ser imediato e envolve uma intervenção cirúrgica de emergência para corrigir a ruptura e, se necessário, proceder a uma esplenectomia.

Em situações mais graves, o médico pode recomendar a remoção do baço, que é conhecida como esplenectomia. Esse procedimento pode envolver a retirada total ou parcial do baço, de acordo com a gravidade da causa, e indicada principalmente em caso de câncer, ruptura do baço e esplenomegalia, que corresponde ao baço aumentado. Entenda como é feita a esplenectomia.

O que você pode fazer sozinho

O que você pode fazer sozinho

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

O tratamento do baço aumentado é feito pelo hematologista ou clínico geral, com o objetivo de tratar a doença que está causando o aumento do baço e evitar complicações. Assim o médico pode indicar uso de antibióticos para tratar infecções, transfusões de sangue para a anemia, ou quimioterapia para tratamento do câncer, por exemplo.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Sintomas comuns

As complicações que o baço aumentado pode causar são infecções frequentes, devido a redução do número de glóbulos brancos e vermelhos, e de plaquetas no sangue, anemia ou sangramentos.

Em casos mais graves, em que a causa do baço aumentado não foi identificada ou não puder ser tratado, ou mesmo se a pessoa apresenta complicações do baço aumentado, o médico pode indicar a realização de uma cirurgia para remover do baço, chamada de esplenectomia, que geralmente é feita por laparoscopia, sendo de rápida recuperação. Saiba como é feita a cirurgia de remoção do baço.  

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Fale Conosco

Fale Conosco

O diagnóstico do baço aumentado é feito pelo hematologista ou clínico geral através do exame físico, ao apalpar suavemente o abdômen, e se o médico sentir algum inchaço no baço, pode solicitar exames para confirmar o diagnóstico, como ultrassom, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para verificar o tamanho do baço e o fluxo sanguíneo dentro desse órgão.

Após a remoção do baço, outros órgãos do corpo irão se adaptar para produzir as mesmas funções. Um exemplo é o fígado, que se adapta para combater infecções e filtrar as células vermelhas do sangue, por exemplo.

Causas de baço aumentado

Apesar de raro, é possível que ocorra a ruptura do baço devido a acidentes, luta ou como consequência da fratura de uma costela, por exemplo. A ruptura do baço é rara devido à localização desse órgão, que fica protegido pelo estômago e pela caixa torácica, mas quando acontece leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas, como dor no lado esquerdo da parte superior do abdômen, havendo sensibilidade ao toque, tonturas, aumento do ritmo cardíaco devido a hemorragia intraperitonial, palidez ou enjoo.

A dor no baço pode ser causada por inflamação, traumatismo, infecções ou doenças crônicas. O tratamento pode variar desde repouso e medicamentos até cirurgia, dependendo da causa.

As rupturas variam entre pequenas rupturas que param de sangrar espontaneamente e grandes rupturas que causam sangramento potencialmente fatal. Por vezes forma-se um acúmulo de sangue (hematoma) por baixo do revestimento do baço ou profundamente no seu interior.

Preencha o formulário e agende sua consulta

A ruptura do baço é uma emergência médica porque pode provocar uma hemorragia muito grave, sendo, por isso, necessária uma avaliação pelo médico e início imediato do tratamento. Saiba mais sobre ruptura no baço.

Além disso, a dor do lado esquerdo superior da barriga, quando é intensa, e acompanhada de outros sintomas como confusão mental ou tontura, pode indicar uma ruptura do baço, devendo-se procurar atendimento médico imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo, uma vez que pode surgir uma hemorragia interna e colocar a vida em risco. Veja outros sintomas que podem indicar ruptura do baço.

Diversas doenças específicas do baço podem causar dor nesse órgão. A esplenomegalia, por exemplo, é o aumento do tamanho do baço, muitas vezes associado a condições como cirrose, doença de Gaucher e leucemia, entre outras. O tratamento dependerá da causa subjacente, podendo incluir medicamentos específicos, quimioterapia, transfusões de sangue ou mesmo a remoção cirúrgica do baço em casos graves.

O que é o baço e para que serve?

O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.

O que é baço anatômico?

O baço é um órgão roxo do tamanho de um punho. É envolvido por uma cápsula fibroelástica que permite que o baço aumente significativamente seu tamanho quando necessário. O baço é um órgão intraperitoneal, de modo que todas as suas superfícies estão recobertas por peritônio visceral.

O que é aspecto anatômico?

"Aspecto anatômico" em um laudo de exame de imagem, quer dizer que seu exame está normal. Que nas regiões descritas não existem alterações.

Quais as doenças do baço?

Tratamento da baço inchado (esplenomegalia) Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária. Cânceres do sangue, como leucemia e doenças mieloproliferativas, como mielofibrose, e linfomas, como a doença de Hodgkin. Cirrose e outras doenças do fígado.

Como saber se tenho problema no baço?

Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço

  1. 1- Soluços. O quadro pode causar a compressão de outros órgãos, que, embora não seja dolorosa, pode provocar efeitos no corpo. ...
  2. 2- Dificuldade de alimentação. ...
  3. 3- Aumento do volume abdominal. ...
  4. 4- Dor no hipocôndrio esquerdo.

O que é o baço inchado?

O baço aumentado, também conhecido por baço inchado ou esplenomegalia, caracteriza-se pelo aumento do tamanho do baço, que pode ser causado por infecções, doenças inflamatórias, ingestão de certas substâncias, ou presença de determinadas doenças.

O que é ruptura do baço?

A ruptura do baço é uma lesão grave, frequentemente causada por um trauma sobre o abdômen, como nos acidentes de trânsito, lesões desportivas, socos em brigas ou quaisquer tipos de pancadas na barriga. Ele pode romper imediatamente após o evento causador ou dias e até semanas após.

Qual o nome do médico que cuida do baço?

Como já comentamos, o hematologista é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, como a medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.

O que comer para melhorar o baço?

Opte por alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada. Verduras folhosas e vegetais de raiz, como a batata-doce, são nutrientes extras para o órgão em questão. Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições.

Como fortalecer o QI do baço?

Todos os alimentos que podem enfraquecer o Yang do corpo, por exemplo, alimentos de natureza térmica fria ou gelada, como alimentos crus, saladas, frutas frias, laticínios, bebidas frias. Recomendado: Sabores picante-quente e picante-morno que fortalecem o elemento metal para suplementar e apoiar o Qi de defesa.

Quais são os 5 elementos de acordo com a medicina chinesa?

Uma das bases filosóficas da medicina chinesa prevê que os fenômenos do universo são produtos do movimento e da mutação dos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água.

Como curar o fígado medicina chinesa?

A Fitoterapia, por exemplo, é uma terapia chinesa que apresenta uma série de ervas capazes de detoxificar as toxinas do fígado e mantê-lo limpo para que ele execute melhor o grande trabalho de filtrar o sangue.

Como tratar o estômago na medicina tradicional chinesa?

O tratamento convencional é através do uso de medicamentos. Já a MTC recomenda dieta saudável, comer devagar, não comer fora de hora e também o uso de acupuntura e ervas medicinais. Ferva água equivalente a três xícaras de chá.

O que faz bem para dor no estômago?

Comer uma pera ou uma maçã cozida; Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações; Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor; Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.

O que significa muita dor de estômago?

Dor no estômago pode ser sintoma de refluxo, gastrite ou até mesmo câncer. A dor de estômago pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera, pancreatite, colecistite, infarto e até mesmo câncer, como explicou o gastroenterologista Ricardo Barbuti no Bem Estar desta terça-feira (30).

O que que é bom para tirar dor de estômago?

Alguns exemplos de remédios caseiros que podem ser usados para cessar a queimação no estômago são:

  • Tomar o chá de alface.
  • Ralar uma batata crua, espremer e tomar esse suco puro.
  • Tomar o suco de couve manteiga batida com maçã, em jejum, mas sempre coado.
  • Tomar o chá de espinheira-santa.
  • Tomar o chá de aroeira.

O que é bom pra dor de estômago caseiro?

4 remédios caseiros para dor de estômago

  1. Suco de batata crua. Suco de batata para dor de estômago. ...
  2. Chá de folhas de alface. Chá de alface para dor de estômago. ...
  3. Chá de artemísia. Um ótimo tratamento caseiro para dor no estômago é o chá de artemísia, devido às suas propriedades digestivas, calmantes e diuréticas. ...
  4. Chá de dente-de-leão.

Qual é o melhor remédio para dor de estômago?

Os remédios que normalmente são prescritos pelo médico são os inibidores da produção de ácido, como omeprazol, ou esomeprazol, antiácidos como hidróxido de alumínio ou de magnésio ou remédios que acelerem o esvaziamento gástrico, como a domperidona, por exemplo.

Qual o melhor chá para dor de estômago?

Tomar os chás de hortelã, malva ou sementes de melão pode ser útil para aliviar o desconforto causado pela dor de estômago ou sensação de queimação na boca do estômago, porque eles possuem propriedades calmantes que atuam sob o sistema digestivo, aliviando os sintomas.