EQST

O Que PlanCon?

O que é PlanCon?

O Plano de Contingência (PlanCon) estabelece as ações de proteção e defesa civil, elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre, organizando as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. ... Estes procedimentos são estabelecidos no Plano de Ação de Emergência (PAE).

Qual é o pior estágio da doença na classificação Fontaine?

A mais conhecida é a classificação de Fontaine, que define quatro níveis de comprometimento: I – assintomático; II – claudicação; III – dor em repouso; e IV – lesão trófica. A classificação de Fontaine traduz a história natural da DAOP desde suas fases iniciais até a isquemia crítica.

O que é uma lesão Trofica?

As úlceras tróficas de perna constituem uma doença mutilante comum, que surge geralmente a partir de um pequeno trauma ou de uma infecção secundária em regiões da perna onde a pele está sob distúrbios nutricionais, apresentando assim uma difícil cicatrização.

O que é embolia arterial aguda?

É a interrupção repentina do fluxo arterial, o que diminui a perfusão tecidual, evoluindo com as repercussões isquêmicas esperadas. Acomete com maior frequência as artérias dos membros inferiores, seguidas pelas artérias dos membros superiores, da região cervical, pelas viscerais e pela própria aorta.

Como surge a aterosclerose?

A aterosclerose é um quadro clínico no qual depósitos irregulares de material gorduroso (ateromas ou placas ateroscleróticas) se desenvolvem nas paredes das artérias de médio e grande porte, levando a um fluxo sanguíneo reduzido ou bloqueado. A aterosclerose é causada por lesão repetida nas paredes das artérias.

O que pode causar a aterosclerose?

A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte súbita.

Como acabar com a aterosclerose?

Uma dieta enriquecida com azeite de oliva virgem e com frutas secas pode prevenir e reverter a aterosclerose, diz um estudo feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, que contou com o apoio de outros 19 centros científicos do país.

Quais as principais consequências da aterosclerose?

Consequências da aterosclerose A aterosclerose, por causar a obstrução das artérias, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Assim, junto a essas doenças, tornou-se uma das maiores causas de mortalidade no mundo.

O que é aterosclerose e quais as consequências para o organismo?

A aterosclerose é provocada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais, responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo. Esse acúmulo causa o estreitamento das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo.

O que fazer quando as veias estão entupidas?

Quando a aterosclerose é identificada na fase inicial, medicamentos tais como nitratos, betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio, aspirina, ou redutores de colesterol (estatinas) podem ser prescritos. Estes medicamentos podem retardar o progresso da doença ou aliviar seus sintomas.

O que causa o entupimento das artérias?

Isso acontece devido ao endurecimento de materiais gordurosos acumulados nas paredes das artérias. A oclusão da artéria não deixa que o sangue rico em nutrientes e oxigênio chegue aos tecidos, causando muitos problemas cardíacos. O processo de aterosclerose pode entupir qualquer artéria do corpo.

Quais os alimentos que entopem as artérias?

As principais doenças cardiovasculares Um cardápio rico em alimentos com gorduras trans e saturadas, açúcares simples e sal é o maior vilão para a saúde cardíaca.

Como evitar entupimento das veias do coração?

Contudo, adicionar certos alimentos na dieta do dia a dia pode prevenir o entupimento das veias e o aumento do colesterol ruim no corpo, o que evitaria doenças. Esse cardápio especial inclui fontes de fibras e ômega-3 como salmão, amêndoas e abacate, entre outros.

Como desentupir as veias carótidas?

Existem duas maneiras de desobstruir as artérias carótidas: por uma cirurgia convencional chamada endarterectomia ou por uma cirurgia endovascular chamada colocação de stent. Os dois procedimentos são eficientes e seguros quando indicados na situação correta.