Entre as obras e artistas que marcaram esse período, destacaram-se a pintura art nouveau Di Cavalcanti, a poesia de Mário de Andrade e as esculturas de Victor Brecheret.
O objetivo desse evento era desvencilhar-se do passadismo academicista e conservador que ainda controlavam o repertório artístico-literário brasileiro, fundido as influências do exterior e elementos da cultura do Brasil afim de criar uma arte essencialmente brasileira.
Veja quem são as pessoas que marcaram o evento mais importante do movimento modernista nacional.
Heitor Villa-Lobos na música; Mário de Andrade e Oswald de Andrade, na literatura; Victor Brecheret, na escultura; Anita Malfatti e Di Cavalcanti, na pintura, são alguns dos participantes da Semana, realçando sua abrangência e heterogeneidade.
Os artistas dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; o fim do nosso complexo de colonizados; uma crítica ao nosso passado histórico; e o fim do apego aos valores estrangeiros.
Resposta: A formação da arte brasileira a partir da miscigenação cultural - Jornalismo Júnior. A diferenciação da arte entre as regiões de um país parte de vários fatores, mas, principalmente, das referências culturais que tal lugar recebe.
A cultura brasileira é formada a partir das seguintes etnias: índios - representam os habitantes nativos do nosso país e possuem uma cultura bastante rica. negros - foram escravizados para ajudar na exploração dos recursos naturais durante o período de colonização do Brasil.
O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira: a) Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães.