O solstício acontece durante o verão e o inverno, já o equinócio acontece no início da primavera e do outono. O Sol está no seu ponto mais distante do equador. O Sol está no ponto mais próximo do equador. A Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um dos hemisfério.
O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono. Já nos Solstícios, ocorre o contrário.
Solstícios são fenômenos que ocorrem em razão do movimento de translação do planeta. ... O solstício ocorre em uma época do ano em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo.
Falando nisso, o equinócio ocorre sempre nos meses de março e setembro, dependendo do Hemisfério. Por causa disso, marca o início da primavera e do outono. Basicamente, esse fenômeno se dá quando o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do Equador.
Equinócio: Marca o início do Outono no hemisfério norte, e o início da Primavera no hemisfério sul. ... Solstício: Marca o início do Verão no hemisfério sul e o início do Inverno no hemisfério norte. E este fenômeno faz com que haja uma desigualdade de iluminação nos hemisférios.
No Hemisfério Sul da Terra, por exemplo, o equinócio da primavera indica que o inverno acabou próximo ao dia 22 de setembro, enquanto o de outono marca o fim do verão em 21 de março. No Hemisfério Norte, as estações são invertidas.
Já é primavera no hemisfério sul. A sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio — quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada).
O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono. Esse evento ocorre duas vezes por ano, na primavera e outono. Durante dois dias do ano, as noites e os dias terão quase a mesma duração, 12 horas.
Com a inclinação de 23°c da terra e devido o movimento de rotação nos teremos o solstício de verão e de inverno, que é quando no caso aqui no Brasil quando a terra está voltada para o sol, privilegiando o Hemisfério sul, nas regiões próximas dos trópicos teremos no dia 21 de dezembro o solstício de verão quando ocorre ...
A relação entre o eixo de rotação da Terra levemente inclinado e a ocorrência dos solsticios e equinócios, é dada, porque essa leve inclinação faz que uma parte do planeta fique com pouca iluminação solar, gerando esses fenômenos astronômicos que dam origem ás estações do ano.
Resposta. Olá!!! A relação que há entre elas é que a celebração atual(Santa Lúcia) e o Solicítio de Inverno(o dia mais curto do ano) acontecem na mesma data, 13 de dezembro.
Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.
Resposta. Explicação: Com o movimento que à Terra realiza, chamada rotação, o planeta esta constantemente girando em seu próprio eixo, deste modo quando um lado do planeta esta de frente para o sol isso é dia e a parte que esta oposta ao sol é noite, isso com à Terra sendo esférica.
O sol nasce do lado leste também chamado de nascente e a este fenômeno chamamos de aurora. Se põe no oeste, que é conhecido como poente, é a hora do crepúsculo.
Todos os dias, a lua nasce no leste e se põe no oeste, assim como o sol e outras estrelas, e pelo mesmo motivo: enquanto a Terra está em rotação em seu eixo, ela puxa objetos celestiais, e depois os afasta novamente. A lua faz uma viagem em torno do planeta a cada 29,5 dias.