PROPRIEDADES DOS ÍMÃS Os polos de um ímã são inseparáveis. Não é possível partir um ímã em duas partes para separar o polo norte do polo sul. Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades.
Olá. Os ímãs possuem polaridade os que os fazem se atrair, com isso, pólos iguais se repelem enquanto pólos diferentes se atraem. Nesse sentido, mesmo que tem - se separar um ímã ainda assim irá existir duas polaridades que terão as mesmas propriedade do ímã original, ou seja, não é possível separar os pólos de um ímã.
Quando se quebra, ao meio, um ímã em forma de barra, obtêm-se dois novos ímãs, cada um com apenas um pólo magnético. ... Convencionou-se que o pólo norte de um ímã é aquela extremidade que, quando o ímã pode girar livremente, aponta para o norte geográfico da Terra. CORRETO.
- C) Quando se quebra ao meio um ímã em forma de barra, obtem-se dois novos ímãs, cada um com apenas um pólo magnético. Esta afirmação é falsa, quando um imã é quebrado ele dá origem a vários imãs como o original, com o surgimento de dois pólos negativo e positivo em cada pedaço.