Sim, ele é. Não só o tomate é fruta, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são. Fruta é o ovário amadurecido de uma planta, onde ficam as sementes. A confusão acontece porque nós somos acostumados a chamar as frutas salgadas de legumes.
Tomate
Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. De acordo com o pesquisador da Embrapa, "o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galapagos)".
Fonética
Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida. Por lá, chamaram a fruta de "pomo d'oro" (pomo de ouro), que também deu origem ao nome da receita de molho de tomate pomodoro. A produção brasileira de tomates abrange quase todas as variedades da fruta.
E você sabe de onde é que vem o tomate? Todo mundo já pensa logo na Itália, mas foi aqui, na América do Sul, mais precisamente na região da Cordilheira dos Andes, que teve a origem do tomate.
Segundo os dados da FAO, a China é responsável por 31% da produção de tomate no mundo, sendo seguida pela Índia com 11% e pelos Estados Unidos, que produz 8% do volume global.
Pelo menos em uma cidade do interior de São Paulo o preço do tomate é motivo para comemoração. Ribeirão Branco é a maior produtora do Brasil, e a renda dos produtores está movimentando a economia. O trator foi comprado com o lucro que Luciano Aparecido de Almeida teve na safra de tomate deste ano.
Um Trabalhador na Cultura de Tomate ganha em média R$ 1.
O potencial produtivo varia entre 10 e 14 mil caixas por hectare, sendo que a média nacional é de até 5 mil cx/ha. O custo de produção do superadensado é superior em cerca de 30% se comparado ao plantio tradicional.
a partir de R$10,00.
18° 25°
18° 25°
Tomate - Ceasas