Em todos os casos, o roteiro é o fio condutor de todos os aspectos da sua apresentação, principalmente do conteúdo com a linha de raciocínio. Ele é o primeiro passo que você precisa dar e é o que vai garantir que você não fuja do foco na hora de se preparar.
Todo argumento deve ser escrito em prosa e no tempo presente. Ele é um texto corrido com sua história como se estivesse sendo contada para alguém, com os detalhes que são importantes para a compreensão geral, apresentação dos personagens, as situações que eles enfrentam, tudo com começo, meio e fim.
O roteiro de cinema, ou script, lista todos os elementos (áudio, vídeo, ações, comportamento e diálogo) que são necessários para contar a história. Ele deve estar dividido em cenas e conter as indicações de ações e os diálogos. ... O cabeçalho informa: o número da cena, onde se passa e a luz do ambiente.
O Roteiro da Atividade é como se fosse um plano de aula, trazendo o passo a passo das atividades que se pretende desenvolver na aula prática. Esta é uma atividade programada para o primeiro encontro.
Um roteiro é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual. Tudo aquilo que vemos nas telas de cinema foi antes colocado em palavras pelos profissionais que chamamos de roteiristas. Trata-se de um documento narrativo utilizado como diretriz para a gravação de filmes, programas televisivos ou jogos eletrônicos.
O roteiro é a forma escrita de qualquer obra audiovisual. Mas é preciso que se diga que o roteiro não é uma simples obra literária, ou melhor, ele é “uma forma literária efêmera, pois só existe durante o tempo que leva para ser convertido em um produto audiovisual”, como definiu o escritor e roteirista Doc Comparato.