Prevenção primária: voltada a limitar a incidência de doença mediante o con- trole de suas causas e fatores de risco; envolve medidas de proteção da saúde, em geral através de esforços pessoais e comunitários; a imunização, a pasteurização do leite, a cloração da água, o uso de preservativos ou a modificação de fatores ...
Quais são os níveis de prevenção na medicina preventiva?
A atenção secundária é composta pelos serviços especializados encontrados em hospitais e ambulatórios. Este nível envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, cardiologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, ginecologia e outras especialidades médicas.
Fundamentalmente, prevenção primária é a prevenção propriamente dita, ou seja, tomar medidas antes que a doença ocorra – enquanto prevenção secundária se refere ao tratamento da doença, a fim de evitar maiores complicações.
As medidas inespecíficas, ditas gerais ou amplas, têm objetivo de promover o bem-estar das pessoas; as específicas, ou restritas, incluem as técnicas próprias para lidar com cada dano àsaúde, em particular.
O conjunto de medidas preventivas é o melhor caminho para proteger a equipe de acidentes a que todos estão sujeitos diariamente. Os EPCs são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos coletivos existentes nos processos de industriais.
O Objeto Medidas de freqüência de doença esclarece que o principal objetivo da epidemiologia é medir a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas e que para isso é utilizado as medidas de incidência e prevalência.
São consideradas medidas preventivas todas aquelas utilizadas para evitar as doenças ou suas consequências que ocorram sob forma esporádica, quer de modo endêmico ou epidêmico.
Repouso, hidratação e alimentação adequada configuram geralmente a recomendação médica em casos de doenças virais. Das doenças virais que não possuem tratamento específico, podemos citar a dengue, caxumba, sarampo, catapora, resfriado, gripe, febre amarela e zika.
A prevenção de doenças é um ramo da medicina que se concentra em ajudar as pessoas a evitar ou contrair doenças, tanto em indivíduos quanto em comunidades.
Como prevenir a proliferação de germes e bactérias?
A seguir, alguns exemplos de doenças bastante comuns e que são causadas por bactérias:
As doenças causadas por bactérias podem ser transmitidas de diversas formas, tais como:
12 doenças causadas por bactérias
Bactérias são seres vivos unicelulares (são constituídos somente de uma célula) e procariontes, isto é, não possuem membrana nuclear envolvendo seu material genético. Algumas podem fazer muito mal ao seu organismo,ou outras muito bem como Actinobactéria,Probióticos, Cianobactérias etc.. Espero ter ajudado!