O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações. ... Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
O romantismo basicamente dialogava sobre questões sociais. Além disso, podemos destacar a valorização dos sentimentos humanos, sendo essa a chave para a produção artística do período, assim como o sentimentalismo e a idealização do amor, relacionando as mulheres ao homem e a sociedade ao seu redor.
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
Saiba mais sobre esta geração e como o assunto é cobrado no Enem. A terceira fase do romantismo corresponde ao período de 1870 a 1880 e é também chamada de Geração Condoreira . Esse nome provém de uma ave chamada condor, a qual reside na Cordilheira dos Andes e representa a liberdade.
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.
A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.
Para muitos estudiosos do tema, a segunda geração modernista representou um período muito fértil e rico para a literatura brasileira. Também chamada de “Fase de Consolidação”, a literatura brasileira estava vivendo uma fase de maturação, com a concretização e afirmação dos novos valores modernos.
Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
Graciliano Ramos (1892 – 1953); Érico Veríssimo (1905 – 1975); José Américo de Almeida (1887 – 1980); José Lins do Rego (1901 – 1957);...Principais autores e suas obras da segunda fase do modernismo
a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional. Correto. Essa é uma das características da poesia na segunda geração modernista (1930 - 1945).
Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são: ... Busca pela linguagem brasileira. Nacionalismo. Ironia, humor e paródia.
Dessa maneira, a poesia de 30 apresenta grande abrangência de temáticas: social, histórica, cultural, filosófica, religiosa, cotidiana. Uma das características mais importantes dessa fase foi a liberdade formal. Os poetas escreviam com versos livres (sem métrica) e versos brancos (sem rima).
O “Romance de 30” reúne diversas obras de caráter social da segunda fase do modernismo no Brasil (1930-1945). Influenciados pelo movimento Neorrealista, esses romances são chamados de romances neorrealistas ou romances regionalistas. Isso porque abordam aspectos de algumas regiões do país, como a seca do Nordeste.
São características do Segundo Tempo da Poesia Modernista (anos 30): I) Liberdade temática, o verso livre.