Engenheiros e arquitetos conhecem bem o termo recalque nas fundações. ... Na arquitetura e na engenharia civil tal expressão é usada quando numa edificação ocorre um rebaixamento devido ao processo de consolidação do solo sobre sua fundação, causada pelo peso da estrutura.
O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Ou seja, é quando o solo “afunda”. ... Essas fissuras geralmente apontam aonde ocorreu o maior recalque, pois tendem-se a “deitar” em direção ao local do rebaixamento do solo.
Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.
Considerado o grande vilão da engenharia de fundações, o recalque distorcional angular é onde deve ser voltada a maior atenção se tratando de danos à estrutura de uma edificação. Este ocorre geralmente em terrenos onde o solo é mais heterogêneo.
Recalque total – Movimento absoluto de um elemento de fundação. Geralmente não causam danos ao edifício.
Recalque ou repressão é um dos conceitos fundamentais da psicanálise, tendo sido desenvolvido por Sigmund Freud. Denota um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu.
Recalque diferencial, conhecido também como assentamento, é o termo utilizado por engenheiros e arquitetos para descrever o fenômeno que acontece quando uma construção sofre um rebaixamento causado pelo espessamento do solo em que foi erguida.
Sistema de Recalque – Sempre que tivermos que transportar uma determinada quantidade de líquido de um reservatório inferior a um reservatório superior é necessário fornecer por meios mecânicos, uma certa quantidade de energia ao líquido.
4º → o diâmetro de sucção deve ser um diâmetro superior ao diâmetro de recalque com a finalidade, tanto de diminuir a carga cinética de entrada da bomba, quanto diminuir Hpsucção.
O registro de recalque tem a função de abastecer a coluna de hidrantes da edificação e pode estar instalado no calçamento (conforme fotos 1 e 2 abaixo) ou ainda na fachada da edificação (foto 3).
Cálculo dos diâmetros de recalque e de sucção. Onde: Dr = diâmetro de recalque – em metros ou milímetros (m ou mm); T = período - número horas de funcionamento da bomba por dia e Q = vazão - em metros cúbicos por segundo ou metros cúbicos por hora (m³/s ou m³/h).
Você pode convertê-la para cabeça, multiplicando a pressão em libras por polegadas quadradas vezes 2,31, dividido pelo peso específico com a ajuda de uma calculadora para obter a pressão de vapor de sucção em pés.
Para cálculo da vazão ideal de uma bomba de vácuo necessitamos de 3 requisitos básicos:
Altura de sucção – é medida em metros, e se trata da distância entre a ponta do tubo de sucção até o bocal da motobomba. Altura de recalque – é medida em metros, e se trata da distância entre o bocal de sucção da bomba de água até a saída da tubulação de descarga.
A altura manométrica de uma bomba é o valor que representa o ganho de energia de pressão do líquido entre a entrada e a saída da bomba. Em outras palavras, é a energia que a bomba deve transmitir para o fluido para o transporte de uma determinada vazão até o ponto final designado pelo sistema.
Com essa pressão diferencial, obtém-se a carga (ou altura) manométrica desenvolvida pela bomba, através da fórmula: Essa altura é normalmente conhecida como altura no "shutoff", ou seja, altura desenvolvida pela bomba correspondente a vazão zero, a qual chamaremos de HB0.
Num sistema de pressurização, a altura geométrica é a altura física com a qual a água tem de ser elevada para atingir o consumidor. A altura geodésica é a distância vertical da bomba até à torneira ou do ponto de abastecimento até à entrada de aspiração da bomba.
A altura manométrica de uma bomba é o valor que representa o ganho de energia de pressão do líquido entre a entrada e a saída da bomba. É a energia que a bomba deve transmitir para o fluido para o transporte de uma determinada vazão até o ponto final designado pelo sistema.
1 m.c.a. equivale a pressão que uma quantidade de água faz a 1 metro de altura. Comentando sobre chuveiros, normalmente eles precisam de no mínimo 1,5 m.c.a. ou 40 m.c.a. no máximo.
primeiro mensura-se a pressão, calculada em metros de coluna d'água (m.c.a.): basta saber a que altura fica a caixa-d'água (15 m de altura equivalem a 15 m.c.a.).
Sendo assim, sua unidade de medida é quilograma força por centímetro quadrado – kgf/cm². Veja correspondência destas unidades: 1kgf/cm² é a pressão exercida por uma coluna com 10 metros de altura, ou seja, 10 metros de coluna d'água (m.c.a.), ou 100.
Metros de água (mH2O) é uma unidade de medida de pressão, definida como a pressão exercida por uma coluna de água de 1 metro de altura a 4°C (temperatura da densidade máxima) no valor normal da gravidade, o que equivale a 9806,65 Pa.
Medida m.c.a. O m.c.a. é um unidade de medida de pressão que significa “metros de coluna d'água”. ... Assim, o que importa aqui é a altura da água, e não o volume.
Parâmetro de pressão ideal para aparelhos sanitários O modelo padrão de chuveiro utilizado foi da “Bonnaducha da Docol”, cuja pressão ideal mínima para funcionamento a 12 l/min é de 4,73 m.c.a (manual do fabricante).
Recomendamos que, independente de marca ou modelo, na pior das hipóteses trabalhe-se com pelo menos 10 m.c.a. Essa seria a pressão mínima para um banho confortável.