1. [ Culinária ] Guisado condimentado feito com sangue e vísceras de porco ou carneiro.
Sarapatel é uma designação comum de diversas iguarias preparadas com vísceras de porco, cabrito ou borrego. Nascido no Alto Alentejo, em Portugal, o sarapatel foi adaptado no Brasil e na culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
Miúdos referem-se a órgãos internos como coração e fígado, e também a partes duras do animal, como pés de galinha e língua de vaca. Os miúdos de aves muitas vezes são descartados, mesmo quando se usa o animal inteiro para a refeição, como o peru assado no Natal.
Limpe o bucho (do carneiro, não o seu), tirando toda a sujeira com água de limão e bicarbonato. As tripas picadinhas vão ao fogo junto com o bucho, numa panela com água e sal. Depois de cozido, tempera-se com cheiro verde, as folhas de louro e pimentão.
Rúmen ou Bucho Friboi é o estômago do boi, ingrediente fundamental de uma receita famosa: a dobradinha. Além desse prato típico, vai bem em ensopados, cozidos e petiscos especiais. É comercializado já pré-cozido e é considerado uma ótima fonte de proteínas, rico em potássio, fósforo e sódio.
Coloque a tripa em uma panela, encha-a com água e adicione um pouco de sal. Misture 15 g de sal para cada litro de água que você adicionar. Coloque a panela em fogo médio e deixe ferver. Cozinhe a tripa por 15 minutos para limpar ainda mais e amaciá-la.
Passo a passo
Ferva água o suficiente para escaldar os mocotós e limpe, retire todas as impurezas. Em uma panela de pressão doure a cebola e o alho, acrescente o mocotó limpo, coloque a água, o caldo de costela, o curry e a pimenta. Cozinhe por aproximadamente 2 horas, abra de vez em quando a panela para ver a quantidade de água.