Valete é uma carta de baralho. A palavra deriva do francês valet, que designa um empregado doméstico masculino, subordinado a alguém - normalmente ao senhor da casa.
Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta de mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.
O jogo consiste em dividir o baralho inteiro entre os jogadores, depois os jogadores casam as cartas em suas mãos com suas iguais (não importa o naipe) dama com dama, rei com rei, e joga os casais fora.
Para brincar, basta jogar as cartas que combinam a cor, número ou símbolo daquela que estiver no monte de descarte. Com cartas especiais para impedir que o adversário progrida, o primeiro a descartar todas as cartas, vence, ganhando os pontos da rodada.
No Desconfia, o baralho é repartido por todos os jogadores. O jogador com a Dama de Ouros começa, jogando uma ou mais cartas viradas para baixo, e informando os outros jogadores de que carta é. No entanto, pode estar a mentir. Os outros jogadores, à vez, têm de jogar cartas com o mesmo número.
Curinga ou jóquer, também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos. ... Por extensão, em muitas atividades são denominados "curingas" uma peça ou pessoa que possa assumir o valor de outras.