Trata-se de um instrumento eletrônico topográfico que faz medições de ângulos verticais e horizontais, além de distâncias lineares. Ou seja, ele tem como objetivo oferecer medidas planimétricas e altimétricas do terreno com exatidão. Preparada para lidar com qualquer nível de inclinação e diferentes ambientes.
Uma Estação Total é um equipamento constituído por um teodolito com um distanciômetro e um coletor de dados acoplados, utilizado para medir e gravar ângulos e distâncias ao mesmo tempo.
A diferença entre uma estação total e um teodolito é que o teodolito apenas mede os ângulos horizontais de verticais e sem guardar na memória, sendo necessário anotar em uma planilha. ... Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados.
Mas afinal, como funciona uma estação total? Para realizar as medidas em campo, a estação total deve ser instalada em um tripé sob um ponto de coordenadas conhecidas, nivelada e orientada. Em seguida, é feita a pontaria até os pontos de interesse, não podendo haver nenhuma obstrução neste trajeto.
O teodolito eletrônico é mais leve e fácil para transportar do que os teodolitos antigos, além de ser capaz de realizar medições com maior precisão e possuir um dispositivo com ótica de alto rendimento e facilidade de utilização.
· · Mira ou Régua graduada: é uma régua de madeira, alumínio ou PVC, graduada em m, dm, cm e mm; utilizada na determinação de distâncias horizontais e verticais entre pontos.
A finalidade principal de um teodolito é a medida de ângulos horizontais e verticais. Indiretamente, pode-se medir distâncias que, relacionadas com os ângulos verticais, possibilita obter tanto a distância horizontal entre dois pontos quanto a diferença de nível entre os mesmos.
O teodolito é um instrumento de precisão óptico que mede ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia.
1- Colocar o teodolito no tripé; - Encontrar o ponto topográfico (piquete de madeira cravado no solo – tachinha); - Colocar os pés do tripé eqüidistante do ponto topográfico; - Fixar o teodolito ao tripé através do parafuso fixador da base do tripé; - Ajustar a altura do aparelho (luneta), com o operador, através do ...
O primeiro passo consiste em mirar o canudo na posição horizontal correspondente à base do que se deseja medir, uma árvore, um poste, uma casa, etc., fixando o teodolito. O segundo passo consiste em deslocar o canudo focando o ponto extremo do que está sendo medido.
Para nivelar, giramos o corpo do teodolito de forma a colocar a trave contendo esta segunda bolha em posição paralela a cada um dos 3 pares de parafusos calantes que podemos formar.
Operações para se colocar o aparelho em condições de trabalho: Estacionar e centrar: é procurar estabelecer a coincidência entre o centro ótico do aparelho e o ponto topográfico (materializado através de um piquete). Nivelar: através dos parafusos calantes (responsáveis pelo nivelamento do aparelho).
Também conhecido como nível eletrônico, nível topográfico, ou simplesmente níveis, são instrumentos que servem para mensuração de distâncias verticais entre dois ou mais pontos (desnível).
A Topografia corneana (ou Ceratoscopia Computadorizada) é um exame realizado com a finalidade de mapear a forma e curvatura da córnea, identificando doenças não vistas pelo exame de rotina durante uma consulta. Indicação: Avaliação e classificação do Ceratocone. Avaliação de alguns astigmatismos.
Cálculo da área de terrenos quadrados ou retangulares O cálculo da área neste caso é bem simples, basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Exemplos: Um terreno com 15 metros de frente e 25 metros de comprimento.