A Sigla PNF vem do nome do conceito em Inglês, Proprioceptive Neuromuscular Facilitation. Em Português, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
Os processos básicos são: padrão de facilitação, estímulo de estiramento, tração-aproximação, reflexo de estiramento, contatos manuais, comando verbal, estímulo visual, resistência, irradiação e reforço, sincronização de movimentos.
Existem três métodos de FNP: o método contração-relaxamento (CR), o método contração-antagonista (CA) e uma combinação dos 2 – contração-relaxamento-contração-antagonista (CRCA). O CR envolve contrair, manter, relaxar e alongar o músculo alvo.
A FNP (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva) é um método que se baseia nos princípios da estimulação máxima do aparelho neuromuscular, com o auxílio de padrões de movimentos diagonais e aplicação de estímulos sensoriais, como os auditivos, visuais, cutâneos e proprioceptivos.
A propriocepção acontece porque existem os proprioceptores que são células que se encontram nos músculos, tendões e articulações e que enviam as informações ao Sistema Nervoso Central que irá organizar a parte do corpo, mantendo a posição sua correta, parado ou em movimento.
A realização do alongamento no término do gesto esportivo tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, ou se realizado diariamente e por um longo período, favorecer o aumento do número de sarcômeros e, consequentemente, proporcionar um ganho de flexibilidade.
Significado de Alongamento Exercício físico que aumenta o comprimento das estruturas de tecidos moles, ocasionando uma maior flexibilidade nos movimentos.
Principais tipos de alongamentos
Quais os tipos de alongamento? Existem várias formas de realizar o alongamento, e aqui vamos citar as principais: alongamento dinâmico ou balístico; alongamento estático; facilitação neuromuscular proprioceptiva; alongamento específico e alongamento passivo.
Resposta: os alongamentos mais comuns são:Alongamento estático; Alongamento dinâmico; Alongamento balístico.
O alongamento estático é o mais utilizado. Nesse tipo de alongamento, o indivíduo alonga determinado músculo ou grupo muscular levando lentamente a parte do corpo para a posição desejada e mantendo essa posição durante pelo menos 15 a 30 segundos.
As melhores técnicas de alongamentos de unhas
Da mesma forma que a flexibilidade, o alongamento também pode ser classificado em dois tipos, levando-se em conta a forma de execução. Existe o alongamento passivo e o ativo. É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser uma outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões, bolas).
Mas, Marcelo explicou que a maior diferença entre os dois exercícios é que o alongamento serve, principalmente, para aumentar a flexibilidade e ativar a circulação do corpo. Por outro lado, o aquecimento tem o objetivo de preparar o corpo para determinada atividade física.
Existem dois tipos principais de alongamento: o estático e o dinâmico. ... Já o alongamento dinâmico consiste na reprodução de movimentos corporais iniciados em ritmo lento e confortável de forma que não cessem. O ritmo e a amplitude devem ser aumentados até que se consiga fazer o movimento rapidamente.
Resposta. Resposta:Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
Pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e durante à tarde o aquecimento pode ser mais curto. Já a noite deve ter características similares ao da manhã. Deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada. Neste ponto ainda devemos prestar atenção nas características individuais do esporte.
3 boas formas de aquecer o corpo para o treino Uma caminhada ou corrida leve de 5 a 20 minutos (dependendo do seu condicionamento e temperatura ambiente) já prepara o corpo para o treino intenso. Outros exercícios aeróbicos, como pular corda, pedalar e polichinelos, também são opção.