Se o balanço é feito anualmente, você deve fazer a soma de todos os valores obtidos nos fluxos de caixa mensais e lançar esse valor como “caixa”, já que diz respeito ao dinheiro disponível.
Mas saiba que na prática ele é o dinheiro que você usa para pagar seus custos/despesas e a aquisição de estoques enquanto não recebe de seus clientes. Administrar o Capital de Giro pode, portanto, determinar o seu sucesso.
Uma função importante do fluxo de caixa é permitir o controle das atividades do ciclo operacional da empresa, que são todas as atividades de compra e venda de mercadorias e serviços da empresa em curto prazo e os seus respectivos pagamentos e recebimentos.
10 passos para montar um Fluxo de Caixa
Os principais são os seguintes: - Entradas – contas a receber, dinheiro de sócios, empréstimos, vendas, saldo de aplicações, cheques à vista, cheques pré-datados, entre outras. - Saídas – contas a pagar, compras à vista, pagamento de empréstimos, despesas gerais (custos fixos), salários, entre outras.
Fluxo de caixa refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.
Saldo operacional: é o resultado das entradas de caixa menos a saídas de caixa; Saldo final de caixa: É a soma do saldo inicial com o saldo operacional.
O total de entrada menos o valor total de saída representa o saldo operacional da empresa. Ou seja, é uma comparação entre o que entra e o que sai para verificar se não há um desequilíbrio prejudicial ao negócio nestes dois fatores.
O saldo final é o valor que você tem quando fez todos os lançamentos de recebimentos e pagamentos no controle financeiro. O saldo final é o resultado do cálculo do saldo inicial somados os recebimentos, e diminuídos os pagamentos.
Demonstrativo contábil em que se confrontam num dado momento, as receitas e despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
O Resultado Operacional representa o lucro da empresa com suas operações e desconsidera juros e impostos. O Resultado Líquido é a subtração do Resultado Operacional com as Despesas Financeiras.
Assim, será possível calcular o valor do PL pela diferença entre o ativo total e o passivo exigível, tal como na fórmula patrimônio líquido = ativo – passivo.
São eles:
Como Fazer Razonete? Você simplesmente irá fazer um desenho de uma letra T em um formato maior (por isso é conhecido também como contas T). Do lado direito você terá os lançamentos credores e do lado esquerdo os lançamentos devedores. Cada conta T representa uma conta contábil de uma entidade.