Resposta. Música homofônica (uma melodia e um acompanhamento no mesmo ritmo. "Solo e Base", em uma banda) ou monofônica (apenas uma melodia cantada por uma pessoa sozinha ou um grupo). A polifonia consistem em duas ou mais melodias concorrentes, isto é, duas ou mais melodias ocorrendo ao mesmo tempo.
Monofonia ocorre quando se apresenta melodia única, sem que haja acompanhamento, ou melodia antagonista, de contracanto ou contraponto, cuja monofonia se consolida quando há relação de uníssono rítmico e onde as vozes complementam o fazer musical em uníssono melódico ou oitavas justas.
Monofonia é um termo da teoria musical para designar uma melodia desprovida de qualquer acompanhamento, indiferentemente se trata de canto ou música instrumental. A variante possível para a monofonia é quando a mesma melodia é entoada em oitavas diferentes ou quando é entoada por várias vozes ou instrumentos.
Textura musical é a forma pela qual os materiais melódicos, rítmicos e harmônicos se combinam em uma composição, determinando assim a qualidade sonora global de uma peça. ... A textura de uma peça também pode ser descrita por termos tais como pesado ou leve, ríspido ou suave.
Para se construir uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração, intensidade e altura. quanto mais simples, mais fácil será a memorização da melodia. O ritmo é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de cada som e a sua duração, é possível dar ritmo para a música.
Melodia (do grego μελῳδία - melōidía, "canção, canto, coral") é uma sucessão coerente de sons e silêncios, que se desenvolvem em uma sequência linear com identidade própria. É a voz principal que dá sentido a uma composição encontra apoio musical na harmonia e no ritmo.
substantivo feminino Concordância ou concórdia; em que há acordo ou falta de conflitos. Equilíbrio ou combinação entre elementos que ocasiona uma sensação agradável ou aprazível. [Música] Ciência que se dedica ao estudo dos acordes e de suas relações. [Música] Reunião dos sons que são agradáveis aos ouvidos.
#2 – “Diminua” o tempo da melodia Ao invés de você ouvir e tentar tirar esse um minuto de forma ininterrupta, divida a música. Você deve trabalhar com pequenas partes da música, por exemplo, com um minuto temos 60 segundos, divida esse tempo em 4 partes de 15 segundos cada, e execute parte por parte.
Lembre-se, há uma diferença entre harmonia e melodia: uma melodia se transforma em harmonia quando notas completamente diferentes são empilhadas acima ou abaixo dela e são reproduzidas ao mesmo tempo. É assim que harmonias de acordes, vocais e instrumentais são construídas.