Basicamente, funciona da seguinte maneira: imagine um plano cartesiano. O eixo vertical representa a taxa de crescimento do mercado. O horizontal, a taxa de participação nesse mercado. Cada eixo desse plano tem dois setores, o que resulta em quatro quadrantes ao todo.
Para fazer a matriz BCG dos seus produtos, é preciso começar com um plano cartesiano simples. A linha vertical se refere ao crescimento do mercado. Marque o meio da linha como 10%. Isso significa que a parte de baixo corresponde a 0% e a de cima a 20%.
Como aplicar a Matriz BCG em sua franquia
Matriz BCG é um exemplo de uma metodologia consagrada que persiste atualmente, mesmo após anos de sua criação. Essa matriz foi desenvolvida para análise de carteiras de produtos ou serviços de uma empresa e também para análise de unidades de negócios de grandes corporações.
A matriz BCG e o ciclo de vida do produto são aspectos sobre os produtos que precisam ser acompanhados. Tanto para quem faz a gestão e precisa analisar estratégias, lançamentos e descontinuações no portfólio quanto para quem opera diretamente com o planejamento comercial.
Como visto acima, a Matriz BCG ajuda os gestores na tomada de decisões mais assertivas, de acordo com a necessidade de cada produto, serviço ou unidade de negócios. Já a principal desvantagem é que a Matriz BCG só considera a participação no mercado como fator de sucesso ou fracasso do seu produto.
O Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta administrativa que permite analisar como um produto se comporta desde o seu desenvolvimento até a retirada do mercado, levando em conta ainda seu lançamento, crescimento e maturidade em vendas.
A matriz BCG é uma forma prática e lúdica de avaliar a performance e a projeção de vendas dos seus produtos. O seu papel é fornecer informações que possam ajudar gestores e profissionais de marketing e vendas a gerenciarem um portfólio de ofertas.
Bruce Henderson
Declínio. As vendas começam a cair e entram no estágio de declínio. O produto se torna obsoleto e pode ser rapidamente substituído pelo concorrente mais criativo. O início dessa fase marca o momento em que a empresa deve se organizar no sentido de avaliar como e quando retirar o produto do mercado sem sofrer perdas.
Um produto não só deve ter qualidade como deve também aparentar ter qualidade. Cores, embalagem, exposição, sem dúvida alguma influenciam na decisão de compra. A apresentação não deve apenas ser esteticamente agradável, mas deve também ser coerente com seu público-alvo.
Quanto ao nome, a sigla ABC deriva do seguinte sistema de categorização de itens:
Conheça 10 dos produtos que mais vendem no supermercado
3) SUPERMERCADO CONVENCIONAL Opera com 7 a 20 checkouts e cerca de 9.
Supermercado é um grande comércio tradicional de alimentos, com um sistema de autosserviço que oferece uma grande variedade de alimentos e produtos domésticos, organizados em corredores.