Ao chegar no litoral pernambucano, em 1531, conseguiu tomar três naus francesas carregadas de pau-brasil. Dali dirigiu-se para o sul da região, indo até a foz do Rio da Prata. Fundou a primeira vila da América portuguesa: São Vicente, localizada no litoral paulista.
português
Ana Pimentel nasceu em Salamanca, Espanha, em princípios de 1500. Colonizadora, esposa de Martim Afonso de Souza, dama de honra e prima da Rainha Dona Catarina (irmã de Carlos V, Rei da Espanha). Diz-se que era uma mulher de aspecto frágil, mas de grande autonomia.
Ana Pimentel teve grande importância na construção do Brasil colonial. Casada com o nobre português Martim Afonso de Sousa, ela recebeu do marido a incumbência de administrar a capitania de São Vicente no dia 3 de março de 1534.
XVI) Descrição: Procuradora do donatário da capitania de Sãoo Vicente, seu marido Martim Afonso de Sousa, coube-lhe a administraçãoo da capitania a partir de 1534.
Com o cargo de capitão-mor, Martim Afonso tinha como missão proteger o litoral contra invasões estrangeiras, aplicar a justiça, estabelecer núcleos de povoamento, nomear funcionários, buscar novas riquezas (pedras e metais preciosos) e administrar o território.
A missão de Martim ao voltar era converter os indígenas e colonizar novas terras, ou seja, sua missão era fundar a "mairi dos cristãos".
A Expedição de Martim Afonso de Souza foi muito importante para a Colônia. ... Principais realizações de Martim Afonso de Souza: - Distribuiu terras (sesmarias) aos colonos, que deveriam cultivá-las. - Fundou, em 1532, a vila de São Vicente (no atual litoral do estado de São Paulo).
Povoando, protegendo e desenvolvendo a colônia, seria mais difícil de perdê-la para outros países. Assim, chegou ao Brasil a expedição chefiada por Martim Afonso de Souza com as funções de estabelecer núcleos de povoamento no litoral, explorar metais preciosos e proteger o território de invasores.
O Governo-Geral foi criado por ordem do rei português D. ... O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.
As capitanias hereditárias foi o modelo de divisão do Brasil durante o período de colônia, ao todo eram 14 capitanias. Elas não podiam ser doadas ou vendidas. O motivo do fracasso foi o alto valor para a manutenção das terras e a demora para um retorno financeiro pelas mesmas.
Dentre as causas do fracasso desse sistema, podemos citar: Escassez de capital necessário para a instalação de uma atividade econômica rentável; A incapacidade de alguns donatários de atrair colonos; Em alguns casos, a hostilidade dos povos indígenas em algumas regiões.