Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri, no sul do estado, distante 491 km da capital, Fortaleza, a uma altitude de 377 metros acima do nível do mar.
Caso você prefira uma atividade cultural, uma das atrações imperdíveis da noite de Juazeiro do Norte é o Luzeiro do Nordeste, um dos principais pontos turísticos da cidade, na Praça dos Romeiros. A torre de aço, com mais de 113 metros de altura e 256 toneladas, ganha iluminação especial no período noturno.
Como Chegar em Juazeiro do Norte O aeroporto de referência é o da capital, por isso, vale desembarcar em Fortaleza e seguir de carro ou ônibus até Juazeiro do Norte. De carro: O acesso de carro são pelas rodovias BR-116, CE-138, CE-371, CE-269 e CE-385.
O que fazer em casa à noite: 13 Dicas!
O parque trabalha em parceria com um banco de contatos de guias turísticos. A visita pode ser marcada no site do Geopark ou pessoalmente ao chegar ao local. Os acessos aos locais são gratuitos, e o valor do serviço do guia turístico deve ser acertado diretamente com o profissional.
Os principais objetivos do Geopark Araripe são: proteger e conservar os sítios de maior relevância geológica/paleontológica; possibilitar o conhecimento e a divulgação dos registros arqueológicos de povoamento ancestral da região; e incentivar o turismo de qualidade.
A Chapada do Araripe é uma formação geografica que percorre os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, com 178 km de extensão e 1000 metros de altitude. Além de uma Floresta Nacional, é uma APA, e inclui o Geopark Araripe, que possui 9 sítios paleontológicos, onde se encontram.
A Chapada do Apodi se estende pelos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. No Rio Grande do Norte, abrange os municípios de Apodi, Baraúna, Felipe Guerra e Governador Dix- Sept Rosado. Já no estado do Ceará, está distribuída pelos municípios de Alto Santo, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte.
Bahia
Depois, houve uma retração do nível do mar e a Bacia do Araripe passou a ser assoreada por sedimentos arenosos trazidos por rios. Aliás, são esses sedimentos que deram origem às rochas que receberam o nome de Formação Exu e hoje formam o topo da Chapada do Araripe.
O lugar também é conhecido como o berço da paleontologia nacional e, devido a constantes descobertas de fósseis, recebe diversos visitantes com objetivos científicos. A última descoberta, publicada esta semana em periódico internacional, foi de uma nova espécie de Pterossauro, batizada de Aymberedactylus cearenses.
Um dos mais famosos e importantes depósitos paleontológicos brasileiros é formado pelas rochas sedimentares do Membro Romualdo, unidade estratigráfica superior da Formação Santana da Bacia do Araripe, situada no nordeste do país.
Além dos depósitos de gipsita, calcário e argila bastante explorados pela atividade industrial, os cocais de babaçu e buriti que se estendem nas encostas florestais úmidas, constituem uma das bases da economia local.
A Bacia do Araripe é uma bacia interior, com destaque para as sequências mesozóicas onde se predominam os sedimentos posteriores à formação do Oceano Atlântico Sul, que aconteceu após a separação da América do Sul e África.
caatinga