Os gêneros jornalísticos podem ser classificados de acordo com a intenção comunicativa predominante. Dividem-se em gêneros informativos (notícias e reportagens) e gêneros opinativos (editorial, artigo e crítica).
Texto opinativo ou de opinião é um texto breve e claro na interpretação dos fatos. É opinativo porque o sujeito que escreve emite opinião, ou seja, expõe o que pensa sobre o assunto em pauta, mas é um texto devidamente fundamentado, não fere a ética e o rigor da escrita.
Gêneros informativos: Nota, notícia, reportagem, entrevista, título e chamada. Gêneros opinativos: Editorial, comentário, artigo, resenha ou crítica, coluna, carta, crônica.
Os gêneros midiáticos são elementos constituintes do universo informático e informacional nos dias atuais. Trata-se de um fenômeno sociocultural presente na internet. Esses gêneros contribuem para organizar e de certo modo estabilizar as situações comunicativas no dia-a-dia.
O utilitário, também gênero operacional ou jornalismo de serviço, tem como uma das características principais a atualidade, porém, sem o fator novidade. Segundo Marques de Melo, o fato é geralmente o mesmo, a fórmula é que se repete. Outra peculiaridade é que colabora na tomada de decisões na sociedade de consumo.
Quais são os tipos de géneros jornalísticos?
A notícia é um gênero jornalístico que apresenta como objetivo principal informar. Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real cuja linguagem é clara e formal.
As principais características do texto jornalístico são a linguagem clara, a objetividade e a apresentação das informações completas sobre o assunto.
Assim, no texto jornalístico, duas características se destacam: a interação com o leitor e a intencionalidade de quem escreve. Dependendo de seu propósito e da intenção de quem escreve, pode ser imparcial ou não. No entanto, normalmente, as ideias são trabalhadas de forma objetiva, apresentando um caráter informativo.
Características do anúncio publicitário Linguagem atrativa, criativa, persuasiva e adequada ao público que se quer atingir. Textos verbais (palavras) e não verbais (imagens) Uso de verbos no modo imperativo (por exemplo: Confira! ... Uso de figuras e vícios de linguagem.
O que é o anúncio publicitário institucional? No anúncio publicitário institucional não observamos o anuncio de um produto em si, mas sim promover ideias que muitas vezes são temas sociais, um exemplo são as propagandas governamentais de violência contra a mulher.