O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, garantiu ascensão ao trono de D. Pedro II, em 23 de julho de 1840, aos 14 anos. O objetivo do Golpe da Maioridade era restabelecer a estabilidade política ao Brasil. ...
A intenção dos liberais era a de apoiar a chegada de D. Pedro II ao governo, aproveitando de sua inexperiência para assumir importantes funções políticas. No início de 1840, o político liberal Antônio Carlos de Andrada e Silva criou o chamado Clube da Maioridade.
Entre as várias justificativas encontradas em favor do Golpe da Maioridade, os liberais afirmavam que a chegada de Dom Pedro II ao poder seria uma forma de se garantir a contenção dos vários movimentos, revoltas e crises que ameaçaram a unidade do território brasileiro.
A Constituição previa a idade minima necessária para Pedro II assumir em 21 anos. Um ato adicional a essa Constituição reduz esse limite aos 18 anos. Ainda assim, a situação do país, as inseguranças de setores da sociedade e o clima violento fizeram com que o próprio Pedro II decidisse assumir, aos 14 anos de idade.
Resposta. Pois ele ainda não havia completado 18 anos, o golpe aconteceu quando ele tinha 14 anos. O objetivo era restabelecer a estabilidade do Brasil. O País estava marcado pela instabilidade política e social do Primeiro Reinado (1822-1831) e que se mantinha do Período Regencial (1831-1840).
Resposta: Por que não era permitido pois ele só poderia se tornar governante após os 21 anos sendo que foi emancipado aos 14 anos por isso chamado de golpe. Assim ele assumiu o cargo mais novo quando D. Pedro I voltou para Portugal.
Acreditavam que a ordem se implantaria providencialmente se o jovem sucessor assumisse o governo. Entendiam que a solução para os problemas que o Império vinha enfrentando seria antecipar a maioridade de D. Pedro, restaurando a figura do imperador.
A economia do Segundo Reinado foi baseada essencialmente na produção cafeeira, que auxiliou ainda a modernização de parte do Brasil. O Brasil nas primeiras décadas de sua independência sofreu uma grave crise econômica, resultado da decadência da mineração e da produção de açúcar.
As características politicas do Segundo Reinado são o bipartidarismo, a liberdade de imprensa, valores democráticos e grande estabilidade política por quase 40 anos, além de uma luta gradual contra a escravidão. ... Durante a maior parte do Segundo Reinado as características politicas do país e a liderança de D.
Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre 1840 e 1889, período no qual o país passou por muitas transformações. Os grandes acontecimentos do seu reinado foram a Guerra do Paraguai e a abolição do trabalho escravo. Foi deposto, em novembro de 1889, por meio de um golpe que resultou na proclamação da república.
O Segundo Reinado é o período da história brasileira em que o país foi governado por D. Pedro II. Esse período estendeu-se de 1840, quando D. Pedro II foi coroado imperador após o Golpe da Maioridade, e encerrou-se em 1889, quando a Proclamação da República colocou fim na monarquia do Brasil.
Entre os motivos que levou a crise do segundo reinado no Brasil Império vale destacar crises econômicas em relação ao café, a impopularidade que Dom Pedro II acumulou após várias guerras e conflitos, além do fortalecimento do poder político por parte dos militares.