EQST

O Que Foi A Filosofia Patristica E Escolastica?

O que foi a filosofia Patristica e Escolastica?

Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.

Qual a diferença entre patrística e escolástica?

O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.

O que é a filosofia escolástica?

A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.

Como foi estabelecida na Idade Média a educação escolástica?

Escolástica foi o método crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias no período dos séculos IX ao XVI, que surgiu da necessidade de responder às exigências da fé. É mais um método de aprendizagem do que uma teologia.

Porque a filosofia medieval era conhecida como Escolástica?

A escolástica é uma criação medieval que surgiu no interior dos monastérios, era ate então um novo modelo de organização dos estudos. Espero ter ajudado.

Porque a Escolástica não pode ser considerada uma teoria?

Resposta: Explicação: Dada a necessidade de formação em larga escala de sacerdotes e da forte implicação cultural e educacional para a fé católica promovida pelo Império Carolíngio, a Igreja Católica criou escolas e universidades para ensinar e formar pensadores e novos sacerdotes.

Como se pode caracterizar a escolástica?

As principais características da escolástica são a sua dedicação à criação de uma filosofia cristã, deixando de lado, em partes, o caráter propriamente teológico da doutrinação, centrando-se no ensino e na valorização da filosofia.

Quais foram as correntes de pensamento que influenciaram a escolástica?

Escolástica. Basicamente, os pensadores desta corrente tinham a missão de analisar os ensinamentos cristãos a partir da filosofia da Grécia antiga. Santo Agostinho e Tomás de Aquino são os maiores pensadores.

Qual é a relação entre a escolástica e o humanismo?

A Escolástica adaptou os ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião. ... O Humanismo levou a reformas nos ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das humanidades (ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia, Filosofia e História.

O que foi o Renascimento e o humanismo?

O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.

Qual a diferença entre iluminismo e renascimento?

Resposta. Renascimento: movimento artístico e cultural que teve origem na Península Itálica e se espalhou pela Europa durante os séculos XIV, XV , e XVI. Iluminismo: movimento filosófico e político, marcado pelo surgimento da filosofia moderna e da ciência a partir do final do século XVI e durante o século XVII.

Qual a diferença entre os humanista e os iluministas?

Iluminismo: movimento filosófico e político, marcado pelo surgimento da filosofia moderna e da ciência a partir do final do século XVI e durante o século XVII. Humanismo: característica comum ao movimento renascentista e iluminista que consiste numa valorização do ser humano.

Qual a diferença entre o humanismo é antropocentrismo?

Uma das principais características do Humanismo se refere ao antagonismo ao Teocentrismo. ... O Teocentrismo é considerar Deus o centro de todas as coisas. Já no Humanismo, o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo. Na ideologia do Antropocentrismo, Deus não é o centro do universo, e sim, o Homem.

Qual é a diferença entre o teocentrismo e o antropocentrismo?

O Teocentrismo tem Deus como centro de tudo, ou seja, as pessoas acreditam que tudo vem de Deus. Já no Antropocentrismo, as pessoas acreditam que o homem é o centro de tudo, ou seja, que tudo vem do Homem.