Nightingale defendia o ensino da enfermagem ligado à instituição hospitalar, e considerava o ideal da enfermagem uma vocação, que requeria dedicação exclusiva e árdua preparação. ... Possuidora de incomum conhecimento para a época, Florence pode ser considerada a primeira pesquisadora de enfermagem no mundo.
Os soldados fizeram dela o seu anjo da guarda e a imortalizaram com o apelido de a “Dama da Lâmpada”, porque, de lanterna na mão, Florence percorria as enfermarias, atendendo aos doentes durante a noite.
Em 1854, surgiu a oportunidade para Florence seguir para o hospital militar inglês em Scutari, que atendia os feridos anglo-franceses na Guerra da Criméia, onde os soldados morriam vítima da cólera e do frio.
Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil, prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Ana Justina Ferreira Néri nasceu em Vila de Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814.
Em sua homenagem a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão no país foi denominada Ana Neri (1923). Em 10 de agosto de 1938, o presidente Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 2.
Desembarcou no Rio de Janeiro em 06 de maio de 1870, sendo recebida por senhoras baianas ali residentes, as quais a aclamaram. ... Após alguns anos ela mudou-se para o Rio de Janeiro, onde o filho Pedro Antônio Nery, Capitão do Exército, foi enviado para prestar serviços. Ela viveu seus últimos dias no Rio de Janeiro.
20 de maio de 1880
07 de julho de 1933
Laís Netto dos Reys
Oliveira, Minas Gerais, Brasil
Comemoramos neste ano o centenário da publicação da descoberta da doença de Chagas. Seu descobridor foi o eminente médico e cientista brasileiro Carlos Chagas, nascido em 1879. Chagas graduou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro em 1903 e trabalhou com Oswaldo Cruz no Instituto de Manguinhos, RJ.
Carlos Ribeiro Justiniano Chagas nasceu em 9 de julho de 1879, numa fazenda próxima à cidade de Oliveira, oeste de Minas Gerais. Em 1897, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, num momento em que a área médica vivia a efervescência da chamada “era bacteriológica”.
O médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872.
São Luiz do Paraitinga