O floema – o nome dos fios – é o responsável por “alimentar” a banana enquanto ela cresce. É como se fosse o cordão umbilical que faz a ligação da mãe com filho. Ele é responsável por transmitir todos os nutrientes e vitaminas necessários para o desenvolvimento do bebê, no caso, a bananinha…২৮ মে, ২০১৮
O lenho e o líber, respectivamente chamados por xilema e floema, são tecidos vasculares que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais (traqueófitas): pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediada pelo caule.
Plantas vasculares: o transporte da seiva ocorre em vasos condutores formados pelos tecidos condutores. Os vasos que transportam a seiva bruta ou mineral da raiz para as folhas são denominados lenhosos. O conjunto de vasos lenhosos de uma planta e tecidos associados a eles são chamados de xilema ou lenho.
Resposta. As briófitas são plantas que não apresentam vasos condutores (xilema e floema). Em virtude da dificuldade de transporte de substâncias, essas plantas tornam-se incapazes de atingir grande porte.
As plantas vasculares (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) possuem vasos condutores, já as plantas avasculares ou não vasculares (Briófitas) não dispõem de vasos. Nesse último caso, as substâncias deslocam-se por através da osmose e os nutrientes por difusão simples.
As briófitas são as únicas plantas destituídas de vasos condutores. O transporte de substâncias acontece através do processo de difusão. Essa característica é um dos motivos pelos quais as briófitas não atingem grande porte.
As plantas apresentam ciclo de vida com alternância de geração. Podemos dividir as plantas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.