Por meio desse princípio são vedadas as diferenciações arbitrárias e absurdas, não justificáveis pelos valores da Constituição Federal, e tem por finalidade limitar a atuação do legislador, do intérprete ou autoridade pública e do particular. ...
O princípio da não discriminação considera que deve ser dado um tratamento igual a pessoas e situações iguais e envolve a existência de uma norma que estabelece a igualdade de tratamento, direito à justiça, direito de objeção de consciência e liberdade.
As implicações de um mundo vincadamente não discriminatório são várias e claras: não discriminação significa igual acesso a cuidados de saúde e a direitos sexuais e reprodutivos, significa a redução da mortalidade materna, o acesso à educação ao longo da vida, entre tantos outros aspectos intrinsecamente ligados a uma ...
Isto é, para a Convenção, a discriminação racial é uma distinção, baseada na raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica, que implica na restrição ou exclusão do exercício de direitos humanos e liberdades fundamentais, nas mais diversas áreas.
Os Estados-Partes adotarão todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação contra a mulher na esfera dos cuidados médicos a fim de assegurar, em condições de igualdade entre homens e mulheres, o acesso a serviços médicos, inclusive os referentes ao planejamento familiar.
Qualquer distinção, exclusão, restrição, ou preferência em função da cor, raça, ascendência, origem nacional ou ética é considerada discriminação racial.
Existem dois tipos de discriminação racial, a discriminação racial direta e a discriminação racial indireta[ii].
O racismo no Brasil é um legado da colonização portuguesa. Os índios brasileiros não se viam como um povo uno e as tribos nutriam animosidades entre si, gerando guerras constantes. Contudo, o preconceito baseado na aparência física, na cultura ou na religião foi trazido junto com os colonizadores portugueses.
O racismo é acentuado pelo preconceito e discriminação de classe social e de gênero, entre outros. No Brasil o preconceito e a discriminação podem ser observados em toda parte: no mercado de trabalho, nas escolas, no lazer e até no, digamos, mercado matrimonial.
E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.
A capoeira é jogo, dança e luta e neste trabalho é utilizada na valorização da cultura afro-brasileira e no reconhecimento da diferença das crianças brancas e negras no contexto escolar. O objetivo foi contextualizar a cultura negra e ao mesmo trabalhar a construção da alteridade.
Desde 2014, a capoeira é considerada pela UNESCO patrimônio imaterial da humanidade. Segundo a organização, a capoeira expressa a resistência negra no Brasil e esse reconhecimento valoriza nossa herança cultural afro-brasileira.
A capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade e é um esporte que sofre muito preconceito pelo fato de ter sido criada por escravizados no início da história do Brasil e ter sido desenvolvida nas senzalas, ainda por muitos opressores é conhecida como, uma forma de manifestação da ...
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. ... Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
A origem da capoeira data da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência. ... Durante muito tempo a capoeira foi proibida.
A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. ... Esses foram os primeiros capoeiristas.
10 benefícios da Capoeira
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior.
Conheça os benefícios do boxe e do muay thai para o corpo e a mente
Os exercícios praticados na roda trabalham a concentração e os aspectos psicomotores, como força, equilíbrio e agilidade. "Quem vê uma roda de capoeira logo pensa que não vai conseguir fazer. Mas qualquer pessoa pode praticar, da primeira infância à terceira idade", garante Mauro da Rocha.