Sim, qualquer trabalhador, filiado ou não, pode acompanhar as ações do sindicato representativo de sua categoria profissional. Entretanto, para ser dirigente é preciso estar filiado à entidade. A luta sindical requer consciência e disposição para o trabalho coletivo, em defesa de uma classe.
Os empregados de uma empresa deverão se enquadrar, como regra, com base na atividade-fim exercida pelos seus empregadores, e não, necessariamente, em uma categoria referente à atividade exercida por eles no local de trabalho. Essa regra tem o objetivo de simplificar e facilitar a discussão das relações de trabalho.
Para consultar o Enquadramento Sindical da sua empresa digite o CNPJ/CPF e clique sobre Consultar. Caso ainda não exista o registro de solicitação de enquadramento para a sua empresa, você será redirecionado à página de cadastramento.
Abaixo temos algumas das vantagens em ser um de seus associados:
Garantia de respaldo jurídico Seja em questões trabalhistas, negociações de litígios, representação profissional em negociação com setores governamentais ou privados, um sindicato sempre atuará na proteção do interesse daqueles a quem representa, assumindo a liderança em negociações coletivas.
Se tiver acesso à internet já poderá saber se a sua profissão tem ou não um sindicato. Isso porque o site do ministério do trabalho oferece uma lista de sindicatos das categorias profissionais e econômicas e se acaso houver dúvidas ao consultar, basta se dirigir a sede da sua cidade e pedir essa informação.
Como descobrir o sindicato de categoria para o profissional autônomo ou liberal?