De forma simplificada, o gerenciamento de um projeto ocorre em cinco fases:
5 etapas de um projeto
Na resolução de problemas a pesquisa operacional é aplicada em seis etapas: a formulação do problema; construção do modelo; cálculo do modelo; teste do modelo e da solução; controle das soluções; e implantação e acompanhamento.
Um estudo de Pesquisa Operacional consiste, basicamente, em construir um modelo de um sistema real existente como meio de analisar e compreender o comportamento dessa situação, com o objetivo de levá-lo a apresentar o desempenho que se deseja.
3) “A pesquisa Operacional lida com problemas de como conduzir e coordenar certas operações em uma organização, e tem sido aplicada a diversas áreas, tais como indústria, transportes, telecomunicações, finanças, saúde, serviços públicos, operações militares etc.”.
De acordo com a SOBRAPO (2009) a Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais e tem como foco a tomada de decisões. Para isto, aplicam-se conceitos e métodos de outras áreas científicas, tais como economia, matemática, estatística e informática.
Características da pesquisa operacional Tem como objetivo resolver problemas organizacionais. Responsável por encontrar a melhor alternativa para resolver o problema. Para que esse método funcione, é necessário trabalhar em equipe, que deve ser composta por especialistas.
A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. ... A Pesquisa Operacional surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os Aliados se viram confrontados com problemas (de natureza logística, tática e de estratégia militar) de grande dimensão e complexidade.
Função objetivo. É uma função que busca maximizar ou minimizar , dependendo do objetivo do problema. Ela é essencial na definição da qualidade da solução em função das incógnitas encontradas.
Pesquisa operacional é a aplicação de métodos científicos a problemas complexos para auxiliar no processo de tomada de decisões, tais como projetar, planejar e operar sistemas em situações que requerem alocações eficientes de recursos escassos.
Conforme a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional), o uso eficiente de técnicas de modelagem matemática e operações computacionais auxilia o tomador de decisão na análise dos diversos pontos de uma problemática, possibilitando uma decisão correta e a composição de um sistema mais produtivo.
Programação Linear consiste em métodos para resolver problemas de Otimização com restrições (injunções) em que a Função Objetivo é LINEAR em relação as variáveis de controle x1, x2,...,xn, e o domínio destas variáveis é injuncionado por um sistema de inequações lineares (Advanced Engineering Mathematics).
Em matemática, problemas de Programação Linear (PL) são problemas de optimização nos quais a função objetivo e as restrições são todas lineares. ... Vários algoritmos para outros tipos de problemas de optimização funcionam resolvendo problemas de PL como sub-problemas.
A programação linear é uma das técnicas mais usadas dentre outras grandes áreas da pesquisa operacional, como simulação, teoria de filas, programação dinâmica, teoria dos jogos. O problema de programação linear foi inventado pelo matemático Russo L. Kantorovich em 1939.
A programação linear é um método matemático poderoso para resolver os problemas em que exista um objetivo, a ser atingido, mas sujeito a restrições. As restrições à aplicação dos recursos, podem ser tanto em relação à forma de emprego como em relação às quantidades existentes.
O problema geral de programação linear é utilizado para otimizar (maximizar ou minimizar) uma função linear de variáveis, chamada de função objetivo, sujeita a uma série de equações (ou inequações) lineares, chamadas restrições.
As variáveis de decisão compõem tanto a função objetivo como as restrições e são em geral designadas por letras como x, y, z, etc., ou por uma letra indexada como x1, x2, etc. A função objetivo é uma expressão onde cada variável de decisão é ponderada por algum parâmetro ( como por exemplo lucro unitário).
Uma solução viável que minimiza (ou maximiza, se este é a intenção) a função objetivo é chamada de uma solução ótima.
A Programação Linear, que é uma técnica de otimização, é utilizada para solucionar problemas operacionais dos mais variados tipos, tais como programação da produção, definição de mix de produção, definição de rotas, planejamento de investimentos, priorização de atendimento de pedidos, entre outros tipos de problemas.
Para avaliar o quanto de um projeto ou investimento será afetado se uma das suas variáveis sofrer alteração, é utilizada a análise de sensibilidade. Em outras palavras, esse é um processo de verificação dos pesos de cada um dos elementos no resultado final de uma empreitada.
A análise de sensibilidade está preocupada com a forma como as mudanças nos parâmetros de um pl afetam a solução ótima. ... Se um parâmetro for alterado, a análise de sensibilidade nos permite determinar a nova solução ótima sem resolver o problema de novo.
É realizar uma análise nos índices de rentabilidade. ...