O que é viabilidade financeira Ela permite calcular se o investimento de tempo e dinheiro necessário para colocar em prática um plano ou projeto é viável para seus investidores. Mostra dados reais sobre o provável retorno financeiro de acordo com a injeção de dinheiro e a análise de mercado.
Estudo de viabilidade técnica é a análise conduzida em etapa anterior à realização de toda e qualquer obra com o objetivo de avaliar se determinado projeto é viável, considerando-se custos, riscos e as possibilidades de retorno financeiro.
Solicitação de investimento O estudo de viabilidade financeira também pode ser requerido pelas instituições financeiras na hora de iniciar uma linha de crédito empresarial. Com base nessas informações, o banco avalia se libera ou não o crédito, de acordo com a previsão de rentabilidade.
O estudo da viabilidade técnica, como vimos, considera elementos como estrutura, instalações, informações ambientais, informações legais, entre outros. O estudo de viabilidade econômica procura analisar a aplicabilidade do negócio e conseguimos ter uma ideia do seu comportamento diante do mercado.
Entre alguns dos pontos que se destacam na hora de fazer o estudo de viabilidade de projeto arquitetônico, podemos citar:
São informações gerais da obra que você espera fazer e do valor do terreno onde este empreendimento pode ser construído.
TENHA CONTROLE TOTAL DOS GASTOS EM SUA REFORMA!
O EVF é um pré orçamento da obra, feito após o projeto preliminar. Se você está se perguntando se é possível fazer orçamento sem projeto, a resposta é não! Orçamento sem projeto não é orçamento, é estimativa.
A viabilidade econômica de obras é uma atividade essencial que deve ser realizada antes da execução de um empreendimento. É graças a este estudo que é possível reduzir os riscos, ajustar o melhor preço de venda e prever o desempenho financeiro.
O Estudo Preliminar (chamado também de "EP" é a fase inicial de um projeto, é nesta fase que o profissional estudas as opções de layout para os ambintes contratados, tendo como o principal objetivo definir qual será a planta baixa do imóvel.
As informações necessárias em um anteprojeto podem variar, mas, de modo geral, são:
Deve receber a aprovação preliminar do cliente. O Anteprojeto constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades e o Estudo Preliminar aprovado pelo cliente. Deve receber a aprovação final do cliente.
O Projeto Preliminar é o documento de referência na definição do projeto, na negociação com o cliente e na orientação da solução. ... Organizar e disponibilizar a documentação utilizada.
Projeto executivo Esta é a fase que são detalhados os elementos necessários e suficientes para a execução completa de uma obra ou serviço, com base no que foi definido no projeto básico. Eles devem seguir as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O Projeto Detalhado é uma fase do processo de desenvolvimento de produto que está ligada à concepção do produto e que apresenta atividades de elevada importância. Alguns dos resultados ao final dessa fase devem estar concentrados nas especificações e configurações finais do produto.
Desta forma, a estrutura do plano do projeto poderá ser, por exemplo:
O projeto conceitual é destinado à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessários à compreensão da configuração da obra, podendo incluir soluções alternativas. Etapa destinada à definição dos elementos e serviços que constituirão a obra.
No caso de países como o Brasil existe uma quarta categoria: Projetos Follow-Source: São projetos vindos da matriz ou de clientes e que serão adequados à realidade local. Envolve validação do processo, equipamentos, ferramentas, a produção do lote piloto e o início da produção.
Macro fase do pré-desenvolvimento é muito importante para a empresa, nela são definidas e reunidas as ideais; avaliadas as restrições, como recursos, tecnologias, pessoal, capacidade física e estrutura organizacional relacionadas à produção; e priorização dos projetos de acordo com os objetivos da empresa.
Essencialmente o PDP compreende as fases: geração da idéia, investigação prévia, desenvolvimento mesmo, série piloto e lançamento do produto no mercado.
Numa visão macro, as principais fases do desenvolvimento de um produto são: Planejamento do Produto (conceito e planejamento): definição do projeto, definição do produto e estudo de viabilidade. Projeto do Produto (desenvolvimento e validação): documentação, testes, protótipo, embalagens e homologações.
Geração de idéias, seleção de idéias e análise comercial, posicionamento estratégico, desenvolvimento, teste de mercado, Comercialização.
O Processo Desenvolvimento de Produtos (PDP) pode ser definido um conjunto de atividades por meio das quais se busca, a partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, e considerando as estratégias competitivas e de produto da empresa, chegar às especificações de projeto de um produto ...
O desenvolvimento de um produto inicia quando a empresa tem a ideia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. ... Basicamente, a empresa pode desenvolver seus novos produtos com base na tecnologia que possui – é o tipo de estratégia product-out.