De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:
Malhação, crossfit e treino funcional são termos que fazem parte do vocabulário de quem sabe a importância da atividade física para ter mais saúde e bem-estar.
No treino para definição muscular são acrescentados exercícios aeróbicos como: Corrida; Natação; Caminhada; Boxe; Futebol; Dança. O treinamento aeróbico pode ser realizado logo em seguida ao trabalho de hipertrofia, para potencializar a queima de gordura.
Um treino para definição muscular que serve como uma luva nesta situação é o bom e velho ABC, feito apenas três vezes na semana. Desta forma será possível treinar o corpo inteiro e ter o tempo necessário para recuperação de cada músculo ao mesmo tempo que permite um intervalo importante entre cada sessão.
Normalmente na pirâmide de treinamentos as repetições são 12, 10 e 8. Para força, são as séries de musculação são 4 x 4; já para treino hipertrofia são 4 x 10. Ou seja, parece que os números pares até 12 repetições são para força e hipertrofia, o que já foi determinado na sua avaliação física.
Para resistência, também é evidente que você deve fazer muitas repetições, porque isso permite treinar por mais tempo....Conceitos básicos
A hipertrofia é o treino para ganho de massa magra, visando o crescimento muscular. Portanto, o principal objetivo é aumentar a massa e o diâmetro dos músculos. Já a definição muscular consiste em um treino para evidenciá-los, portanto, foca em emagrecimento e no crescimento muscular.
Quanto mais regularidade, melhores serão os resultados. O ideal para o iniciante é treinar três vezes por semana. Nada de se exercitar todos os dias, pois os músculos só aumentam quando o corpo está em repouso, ou seja, após e não durante os treinos.