A carragena é um hidrocolóide extraído de algas marinhas vermelhas das espécies Eucheuma (kappaphycus), Chondrus, Gigartina e Hypnea. É utilizada em diversas aplicações na indústria alimentícia como espessante, gelificante, agente de suspensão e estabilizante, tanto em sistemas aquosos quanto em sistemas lácteos.
Resposta. As algas podem ser utilizadas como alimento, sendo ricas em carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais. Elas também podem ser utilizadas na fabricação de gomas, corantes naturais, pastas e gelatinas. Das algas vermelhas se extrai o ágar, utilizado como espessante e estabilizante.
As algas podem ser consumidas em saladas, sopas, sucos ou no sushi. Quando não se gosta do sabor das algas marinhas, é possível ter todos os seus benefícios em cápsulas, sendo também utilizadas como suplemento alimentar.
O primeiro passo para preparar algas marinhas, que geralmente são vendidas desidratadas, é colocá-las num recipiente com água. Depois de alguns minutos, as algas podem ser usadas cruas na salada, ou cozidas na sopa, no refogado do feijão e até na torta de legumes.
Muitas espécies de algas têm grande importância económica para o ser humano, uma vez que são usadas como alimento, fazendo parte da dieta de alguns povos, ou como matéria-prima pela indústria, nomeadamente, alimentar, farmacêutica, cosmética, de tintas, entre outras (Priyadarshami e Rath, 2012).
Os alginatos são utilizados como emulsificantes, estabilizantes e gelificante. São utilizados em tintas para tecidos e produção de espuma de cerveja. Os carragenanos são substâncias encontradas na parede celular de algumas algas vermelhas. São utilizados na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.
Algas são fontes de fibras, cálcio, ferro, potássio e outros nutrientes importantes. Além de ser fonte de vitamina B12, a alga também é rica em outros nutrientes indispensáveis, como fibras, carboidratos, cálcio, ferro, potássio e vitamina K. Ou seja, faz toda a diferença na dieta de veganos e vegetarianos!
Algumas espécies estão sendo ameaçadas por conta da poluição marinha, além da exploração de algumas algas, que são utilizadas para a produção de balas, cremes, tratamentos dentarios, além de ser utilizada principalmente na culinária japonesa.
(UFC) A grande importância ecológica das algas planctônicas é devido ao fato de elas proporcionarem: ... As algas planctônicas são organismos fotossintetizantes que se destacam pela produção de grande quantidade de oxigênio.